Casa Created with Sketch.

Bichos em casa: dicas para decorar com materiais pet friendly

Saiba que tecidos são indicados para estofar sofás e poltronas e qual o melhor tipo de tapete para conviver com seu bichinho

No próximo dia 4 de outubro comemora-se o Dia Mundial dos Animais, mas para quem ama os bichinhos essa data deve ser lembrada sempre. Apesar de apesar de os lares brasileiros já contarem com mais de 139 milhões de pets — o que significa que mais da metade da população tem ao menos um animal de estimação — o número de adoções cresceu 50% durante a quarentena, segundo o Instituto Pet Brasil.

Mas, como preparar a casa para a chegada do novo morador? Em geral, cães e gatos adoram brincar no sofá, nos tapetes e outros estofados. Então, é bom ter uma boa dose de desapego quando se resolve ter um animal de estimação, já que pelos espalhados pelos ambientes e alguns móveis destruídos podem se tornar uma realidade. Mas, é possível minimizar esses danos com a escolha certa dos materiais que compõem a decoração.

Segundo a arquiteta Renata Pocztaruk, CEO da ArqExpress, as principais dicas para garantir conforto e durabilidade nas casas com pets são em relação aos tecidos. “Prefira opções como couro, sarja, lona e suede. O acquablock também é recomendado”, revela. 

Veja abaixo mais dicas de Renata para ajudar os donos de pets a fazerem as melhores escolhas na hora de transformar um ambiente:

 

Tecidos para sofás e poltronas 

Couro: é resistente a odores e não atrai pelos de animais. A limpeza é simples, basta utilizar o aspirador de pó para retirar os pelos. Vale lembrar que esse tecido não é muito indicado para donos de gatos porque pode ser um atrativo para os felinos arranharem suas unhas, deixando marcas no couro. 

Gorgurão: é um tecido impermeável em curto tempo, ou seja, se molhar seque em seguida. O material é extremamente fácil de lavar e resistente, sem contar que as unhas dos gatos não conseguem desfiá-lo.

Acquablock: feito de poliéster e algodão, o tecido é impermeável e resistente a arranhões de gato. É resistente ao sol, por isso, é muito utilizado em áreas externas. Tem um toque macio e é impermeável, sendo um ponto muito positivo para pets. Está disponível em uma boa variedade de cores e, por isso, também tornou-se uma boa opção para ambientes internos.   

Sarjas e lonas de algodão: por serem confeccionadas com algodão, não retêm calor nem umidade. Sua trama é bem fechada, dificultando que o pet puxe fios e estrague o material. 

Suedes e ultrasuedes: são muito utilizados para revestir sofás, poltronas e cadeiras. Esses tecidos são fabricados a partir de poliéster e têm um toque macio que remete à camurça e boa consistência. 

Tecido náutico: é um tecido desenvolvido especialmente para áreas externas, muito encontrado em móveis de piscina e varanda. 

 

Tapetes para casa com pets

Opte sempre por materiais resistentes e fáceis de limpar. Escolha um tapete que tenha uma tonalidade parecida com a do seu pet ou tapetes estampados, que são ótimos para disfarçar os pelos e as possíveis manchas. Outra boa opção são os tapetes feitos com retalhos de couro natural ou couro sintético, que são bem fáceis de limpar. A dica de ouro é: opte por tapetes de pelo curto, feitos de sisal ou material sintético.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s