Casa Created with Sketch.

Apartamento minimalista integra todos os seus ambientes em 32,5 m²

O projeto, da arquiteta Eloisa Piardi, considerou cada centímetro do imóvel para comportar todas as funções de uma casa

Os móveis foram projetados a partir da necessidade do cliente com a predominância do branco, enquanto a sala foi delimitada por boiseries – o que divide sutilmente a parte do jantar e do estar.

Os móveis foram projetados a partir da necessidade do cliente com a predominância do branco, enquanto a sala foi delimitada por boiseries – o que divide sutilmente a parte do jantar e do estar. (Ricardo Jaeger/Divulgação)

Exatos 32,5 m² – era esse o espaço que a arquiteta Eloisa Piardi deveria transformar em um apartamento em Porto Alegre (RS). Com uma metragem curta e grandes soluções, a profissional conseguiu, ao mesmo tempo, integrar todos os ambientes e separá-los por suas características.

“Mesmo você estando no mesmo espaço de 32m², você sente a diferença de cada ambiente”, conta Eloisa. Planejado para uma só moradora, o apê recebeu um décor monocromático e minimalista de caráter também híbrido – para que possa agradar a ambos os sexos no futuro, quando for vendido.

 (Ricardo Jaeger/Divulgação)

Como era necessário comportar todas as funções de uma casa em um espaço pequeno, foi necessário pensar em cada centímetro. Na cozinha, por exemplo, removeu-se o o trecho de parede, o que deu amplitude ao apartamento e proporcionou iluminação tanto pela manhã quanto à tarde.

Além disso, esta abertura garantiu uma ventilação cruzada, enquanto a troca de lugar da geladeira abriu espaço para circulação e transformou o móvel da cozinha em L. 

 (Ricardo Jaeger/Divulgação)

O quarto, por sua vez, fica na parte oposta da cozinha. A cama encara uma figueira maravilhosa, que emoldura as janelas, enquanto o guarda roupa branco em forma de L proporciona uma bancada para estudos.

O móvel tem ainda, em suas costas, um painel ripado, que é o hall de entrada do apartamento. Assim, ao entrar, não se vê diretamente a cama, dando mais privacidade à parte íntima. No final do L foi projetada uma estante metálica para separar os espaços visualmente.

 (Ricardo Jaeger/Divulgação)

Mais diferente entre os cômodos, o banheiro foi o local escolhido para se brincar com as cores. Diferentemente do branco, os tons escolhidos para este espaço foram o cinza chumbo e o azul escuro.

O móvel do local era uma mesa de apoio antiga que foi restaurada, enquanto seu tampo de madeira foi trocado por um de pedra basáltica, seguindo um estilo despojado e sendo reutilizado como bancada para a pia. 

 (Ricardo Jaeger/Divulgação)

Apesar da lavanderia ter apenas 1 m², foi possível comportar nela uma máquina de lavar e uma bancada com pia.

Para não fechar totalmente este espaço por causa de seu tamanho, ventilação e iluminação, foi proposta a aplicação de uma porta ripada. Assim, o espaço ficou separado sem se isolar completamente.

 (Ricardo Jaeger/Divulgação)

Em todos os ambientes houve um cuidado com os alinhamentos, hierarquias e direcionamento dos olhos. Mesmo sendo um projeto de baixo custo, cada linha foi levada em consideração, a fim de harmonizar ao máximo cada espaço.

Esta estratégia, junto à decoração minimalista e à monocromia das cores, transformou um apartamento pequeno em um lar confortável, despojado e funcional como uma casa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s