Continua após publicidade

6 dicas para ampliar e otimizar cômodos pequenos

Engana-se quem pensa que residências pequenas são sinônimo de claustrofóbicas. Dicas e escolhas certeiras dão cara nova e melhoram a sensação de amplitude!

Por Marianna Gualter
Atualizado em 17 fev 2020, 16h03 - Publicado em 14 jun 2019, 12h14

Casas e apartamentos pequenos são a bola da vez: se você não mora em um, provavelmente, conhece alguém que acabou de mudar para um apê, studio, loft ou kitnet com menos de 50 m².

Cada vez mais populares e menores, as novas moradas pouco espaçosas podem ser um desafio para quem estava acostumado com cômodos amplos e cheios de móveis. Mas engana-se quem pensa que residências pequenas são sinônimo de claustrofóbicas, com alguns truques e escolhas certeiras na decoração é possível melhorar a sensação de amplitude e criar ambientes otimizados.

Junto ao arquiteto e urbanista Edgar Sacchi, listamos seis dicas criativas e simples para dar cara nova aos espaços reduzidos, confira a seguir:

1. Divisórias de madeira ou vidro

(Manuel Sá/Casa.com.br)

Nem sempre a integração é a melhor estratégia. Usar divisórias para segmentar as áreas pode ser um bom modo de organizar melhor os ambientes. Ao contrário das paredes, elas não reduzem o espaço de forma brusca, permitem a passagem de luz natural e a circulação de ar.

Elegante e moderna, a madeira é uma ótima opção para este elemento. Disponível em diversas cores, tamanhos e desenhos, deve ser combinada com os outro móveis do cômodo.

(Mariana Orsi/Casa.com.br)

O vidro é outro bom material, seja ele transparente, fosco, colorido ou em outras variações. Sua atuação não deve ser limitada ao banheiro, é possível usá-lo em outros ambientes, como nas salas de estar e jantar.

Continua após a publicidade

2. Biombos

(Sugar and Cloth/Casa.com.br)

Os biombos atuam de forma semelhante às divisórias, mas apresentam uma particularidade: são móveis, ou seja, pode ser deslocados ou reajustados conforme a necessidade. São uma opção barata e charmosa, e atendem a todos os gostos. Com modelos clássicos, estampados, minimalistas e até inusitados, como este de bambu.

3. Espelhos

(Houzz/Casa.com.br)

Um espelho bem colocado faz toda a diferença. Versátil, a peça é aceita em boa parte dos cômodos, da sala de jantar ao quarto. Antes de instalar, é importante prestar atenção no que será refletido, o ideal é ressaltar pontos importantes da decoração. Se colocado do chão ao teto, também aumentará a sensação do pé direito.

4. Parede com listras verticais

(Viva Decora/Casa.com.br)

Se o seu problema é pé direito, esta dica é pra você. O papel de parede com listras verticais amplia a altura do ambiente, ele direciona o olhar para o teto e gera a sensação de alongamento. Quanto mais fina a listra, mais potente o efeito.

5. Cores claras

(Eduardo Pozella/Casa.com.br)

As cores claras são o modo mais fácil de ampliar o ambiente, mas para o truque funcionar é preciso evitar o contraste com cores escuras ou fortes em zonas centrais, como teto, parede e piso.

Continua após a publicidade

6. Portas de correr

(Décor Fácil/Casa.com.br)

O espaço de uma porta aberta pode fazer toda a diferença para a circulação, por isso as portas de correr são as melhores amigas de quem quer otimizar um ambiente pequeno. Funcionam em todos os cômodos da casa, da sala de estar até a lavanderia. Se uma reforma estiver em mente, também podem ser embutidas nas paredes de alvenaria ou drywall.

Publicidade