Casa Created with Sketch.

6 dicas para manter o seu apartamento pequeno limpo

A melhor maneira de evitar a sujeira é criando hábitos que ajudam na manutenção do espaço, por menor que seja

Parece que só porque um espaço é pequeno, é mais fácil de mantê-lo sempre brilhando. Não exatamente. Muitas vezes, justamente por conta dessa limitação de metros quadrados, os seus pertences ficam acumulados e a bagunça cresce de forma exponencial. Por isso, para manter um apartamento pequeno limpo, é preciso uma dose extra de atenção, além de uma revisão constante de tudo aquilo que você tem guardado na sua casa.

E, para ajudar nessa tarefa, vale a pena você ficar de olho nos seguintes pontos:

1. Tenha uma rotina diária de arrumação

Sem preguiça nesse momento. Um ambiente pequeno pode ser a motivação para começar e terminar logo o que precisa ser feito e a principal dica é: faça uma ronda pela casa e coloque o que está fora no lugar de volta onde pertence. Roupas nos armários ou cestos de roupa suja, pratos e copos na pia, lixo no lixo… Com isso, você já tem meio caminho andado.

Veja também

2. Atenção extra às medidas

Se você vai comprar móveis, tenha certeza que eles cabem exatamente nas medidas que você tem para o espaço. O que isso tem com a ver com limpeza? Evita, por exemplo, que poeira e outros detritos se acumulem nos cantos e se tornem um problema maior com o passar do tempo. Ou seja: você trabalha apenas com superfícies que são “limpáveis” e não precisa se preocupar com surpresas escondidas atrás do armário (literalmente).

3. Limpe no caminho

Escovou os dentes? Aproveite para passar um paninho na pia do banheiro. Lavou a louça? Não esqueça passar o rodinho de pia. Está cozinhando? Já lave o que pode enquanto as panelas estão no fogão. Deixe um paninho adequado em lugares estratégicos da casa para tirar o pó quando você estiver passando (por exemplo, naquela prateleira do corredor ou na mesa de centro, antes de servir as bebidas para os seus convidados).

4. Use um purificador de ar

Uma forma simples de evitar o acúmulo de poeira é usando um purificador de ar no ambiente. Ele te ajuda nessa tarefa sem que você precise levantar do sofá e pegar o espanador ou o aspirador de pó.

5. Tenha produtos que ajudam

Compre produtos de limpeza que te motivam a lavar a casa: com aromas que você gosta e que sejam de fácil uso. O mesmo vale, inclusive, para os produtos que você escolhe para lavar as roupas.

6. Dedique cinco minutos para a limpeza, todos os dias

Sim, os hábitos são a sua melhor ferramenta contra uma casa suja, e se você não consegue dedicar um dia inteiro para a limpeza (e precisa de ajuda quinzenal para uma faxina mais pesada), separe cinco minutos do seu dia para limpar um cantinho da casa, criando um grande resumo dos itens acima. Pode ser a escrivaninha do seu quarto, a sua mesa de cabeceira, a mesa da cozinha… É questão de aproveitar os bolsões de tempo do seu dia para dar “aquela geral” no que está à mão.

Siga Casa.com.br no Instagram

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s