Apartamento pequeno tem cozinha com ilha e terraço de estar

As profissionais driblaram a falta de espaço com soluções que aproveitam cada centímetro da metragem enxuta do apartamento

Por Redação Atualizado em 17 fev 2020, 16h07 - Publicado em 13 Maio 2019, 10h54
Divulgação/Casa.com.br

As arquitetas do escritório Spazio Arquitetura tinham um grande desafio neste projeto para uma jovem executiva no bairro do Brooklin, em São Paulo: acomodar em 44 m² todas as roupas, sapatos, bolsas e ainda – um pedido inusitado – a lavadora e secadora que a moradora trouxe da casa que morava no exterior.

Divulgação/Casa.com.br

Para realizar esta tarefa, as arquitetas optaram por derrubar a parede que separava o quarto da sala e preencher esse espaço com um grande armário. Já as máquinas ficaram no terraço e foram encaixadas uma em cima da outra, ao lado do restante da área de serviço, que ficou escondida por um ripado de madeira.

Divulgação

“Em pequenas áreas, a criatividade para aproveitamento de espaço conta muito. É importante pensar cada detalhe de modo a otimizar usos e funções”, comentam as profissionais.

Continua após a publicidade

Divulgação/Casa.com.br

Como a moradora gosta muito de receber, a cozinha foi ampliada, ganhou ilha e uma bancada integrada – anexando todo o espaço original da sala. O destaque ficou por conta da estante multifuncional, desenhada pelas arquitetas, que recebeu livros, enfeites e até uma TV.

Divulgação/Casa.com.br

Dessa maneira, o terraço ocupou um papel central na reformam, já que o living precisou ser deslocado para a área da varanda que, sem portas, ficou totalmente integrada ao restante dos ambientes. Ali, a daybed ganhou companhia de uma estante de livros e uma hortinha, que fica sobre o ripado que esconde a condensadora de ar condicionado.

Continua após a publicidade

Publicidade