Reforma total deixa apê de 90 m² com carinha de casa

O escritório Mandril Arquitetura reformulou toda a planta do imóvel para deixá-la mais atual e integrada

Por Redação Atualizado em 11 mar 2022, 22h38 - Publicado em 5 mar 2022, 13h00
Living integrado com cozinha. Sofa, bancada para home office, nichos na parede e varanda ao fundo
Mariana Orsi/Casa.com.br

Este apartamento de 90m² é o lar de um casal e seu cãozinho Preguiça. Originalmente o imóvel estava em más condições e possuía uma planta desatualizada. Para transformá-lo, os moradores chamaram o escritório Mandril Arquitetura. O pedido era uma reforma completa, valorizando a área externa, que deixasse o apê  com estilo de casa.

Varanda com plantas, mesa e cadeira

Antes, o local continha dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Após as modificações, ele tem um único quarto suíte, cozinha aberta e mais um banheiro social. O terraço ficou um pouco menor, mas bem aproveitado. Ao avançar com a porta, a atual proposta arquitetônica trouxe conforto aos ambientes (sala e quarto) e ainda sobrou espaço no terraço.

Living com sofa bancada para tv e home office, nichos e varanda ao fundo
Mariana Orsi/Casa.com.br

Devido à ampliação da área interna em direção às laterais do terraço, os escritório criou, no canto da sala, uma janela extra que dá abertura para luz natural entrar. Outra grande mudança foi na cozinha. A geladeira foi deslocada para deixar mais espaço de circulação.

Veja também

Um dos desafios de se trabalhar em prédios mais antigos são as estruturas pré-existentes. Uma viga de concreto foi um desafio no projeto.

Continua após a publicidade

Bancada de ilha de cozinha integrada com luminária industrial e bancada para tv e home office ao fundo
Mariana Orsi/Casa.com.br

“Por se tratar de um prédio antigo não tivemos acesso aos dados para conduzir soluções para o projeto, esta cobertura não tinha nenhum registro das plantas técnicas, hidráulicas e elétricas originais. Então, para que fizéssemos do jeito mais seguro possível, contratamos um engenheiro civil que nos auxiliou com as demolições e reconstruções.”, contam os profissionais.

Quarto com cama de casal e almofadas alaranjadas. Quadro na parede. Mesinha lateral em madeira com abajur
Mariana Orsi/Casa.com.br

Para a decoração, a opção foi contrapor alguns estilos, por exemplo os armários mais clássicos junto de propostas mais modernas. Peças de madeira compõem a base neutra as quais destacam as partes coloridas. No quarto, a clássica cartela de azul, vermelho e branco predominam, mas são exploradas de forma atual.

Curtiu? Veja mais fotos do projeto na galeria abaixo!

Continua após a publicidade

Publicidade