Continua após publicidade

Reforma total deixa apê de 90 m² com carinha de casa

O escritório Mandril Arquitetura reformulou toda a planta do imóvel para deixá-la mais atual e integrada

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 10h49 - Publicado em 5 mar 2022, 13h00
Living integrado com cozinha. Sofa, bancada para home office, nichos na parede e varanda ao fundo
 (Mariana Orsi/Casa.com.br)
Continua após publicidade
Living integrado com cozinha. Sofa, bancada para home office, nichos na parede e varanda ao fundo
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Este apartamento de 90m² é o lar de um casal e seu cãozinho Preguiça. Originalmente o imóvel estava em más condições e possuía uma planta desatualizada. Para transformá-lo, os moradores chamaram o escritório Mandril Arquitetura. O pedido era uma reforma completa, valorizando a área externa, que deixasse o apê  com estilo de casa.

Projeto Mandril Arquitetura – Cobertura Perdizes I Foto Mariana Orsi (11)-varanda-horta

Antes, o local continha dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Após as modificações, ele tem um único quarto suíte, cozinha aberta e mais um banheiro social. O terraço ficou um pouco menor, mas bem aproveitado. Ao avançar com a porta, a atual proposta arquitetônica trouxe conforto aos ambientes (sala e quarto) e ainda sobrou espaço no terraço.

Projeto Mandril Arquitetura – Cobertura Perdizes I Foto Mariana Orsi (65)-living-sala-tapete
(Mariana Orsi/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Devido à ampliação da área interna em direção às laterais do terraço, os escritório criou, no canto da sala, uma janela extra que dá abertura para luz natural entrar. Outra grande mudança foi na cozinha. A geladeira foi deslocada para deixar mais espaço de circulação.

Veja também

Um dos desafios de se trabalhar em prédios mais antigos são as estruturas pré-existentes. Uma viga de concreto foi um desafio no projeto.

Continua após a publicidade
Projeto Mandril Arquitetura – Cobertura Perdizes I Foto Mariana Orsi (59)-cozinha-integrada-living-sala
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

“Por se tratar de um prédio antigo não tivemos acesso aos dados para conduzir soluções para o projeto, esta cobertura não tinha nenhum registro das plantas técnicas, hidráulicas e elétricas originais. Então, para que fizéssemos do jeito mais seguro possível, contratamos um engenheiro civil que nos auxiliou com as demolições e reconstruções.”, contam os profissionais.

Projeto Mandril Arquitetura – Cobertura Perdizes I Foto Mariana Orsi (30)-quarto-cama
(Mariana Orsi/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Para a decoração, a opção foi contrapor alguns estilos, por exemplo os armários mais clássicos junto de propostas mais modernas. Peças de madeira compõem a base neutra as quais destacam as partes coloridas. No quarto, a clássica cartela de azul, vermelho e branco predominam, mas são exploradas de forma atual.

Curtiu? Veja mais fotos do projeto na galeria abaixo!

Publicidade