Painel de madeira percorre parede e teto da área social do apê de 120 m²
O escritório Fantato Nitoli Arquitetura também mesclou detalhes clássicos com móveis contemporâneos no décor
Localizado no Tatuapé (SP), este apartamento de 120 m² ganhou ares de contemporaneidade com clássico revisitado em alguns elementos decorativos sem destoar da proposta clean e moderna.
Partindo da solicitação dos proprietários, um jovem casal, de criar uma linguagem para área social, a Fantato Nitoli Arquitetura retirou a parede e as portas que dividiam a sala da área gourmet e nivelou o piso do ambiente com porcelanato na cor cinza, unificando todo o espaço.
O ponto de maior destaque do espaço social é o painel de madeira (MDF Carvalho Hanover), que percorre todo o living, partindo da entrada de serviço, onde está a torre do forno elétrico e microondas, passando pela área da cozinha, porta do lavabo e hall de entrada até chegar na porta de acesso à área íntima do apartamento, onde encontra outro painel com frisos de acabamento preto (MDF Nero).
No hall de entrada principal, foi criada uma sapateira seguindo o mesmo MDF do painel. Além disso, todas as portas foram mimetizadas no mesmo acabamento, proporcionando unidade.
O painel amadeirado também está presente no teto, que foi levemente rebaixado para ganhar uma sanca com luz indireta. No espaço gourmet e na sala de jantar, esse mesmo acabamento foi escolhido para o forro.
Toda decoração da área social é contemporânea, porém com detalhes clássicos pontuados no lustre sobre a mesa de jantar e nos toques dourados espalhados discretamente pelo apartamento – como nos puxadores dos armários da cozinha e do gourmet e na serralheria sobre a ilha.
O sofá é o protagonista da sala: com design minimalista, é grande, espaçoso e confortável, e funciona como peça-chave de integração entre os ambientes, proporcionando assentos para praticamente todas as direções do living. Peças de design também se destacam, como as cadeiras da mesa de jantar da Lider Interiores, as cadeiras da ilha da cozinha de Gustavo Bittencourt e as banquetas da Cremme no espaço gourmet.
A cozinha ganhou uma bancada com veios dourados (Lamtec Macchia Vecchia) e uma prateleira de serralheria dourada dá suporte à área de cocção e emoldura a coifa. Uma segunda bancada, mais baixa e de MDF, cria mais um local para as refeições rápidas do dia a dia.
Na área da cuba, os armários com molduras de MDF areia fazem um contraste elegante com os eletrodomésticos de acabamento preto. O espaço gourmet segue a mesma linguagem da cozinha, porém com armários de laca verde.
O lavabo é uma grande surpresa com seus revestimentos e cores contrastantes: meia parede em um painel de lambri na cor marsala (que segue nas paredes e no forro de todo o banheiro) e meia parede e piso no porcelanato Confete, da Ceusa. Formas arredondadas no espelho, cuba de sobrepor e pendentes seguem a tendência orgânica e mais clássica.
A área íntima é marcada por boiseries nas paredes. Na suíte do casal, elas aparecem na parede da TV e acima da cabeceira da cama estofada na cor verde, que segue por toda extensão da parede. Lustre de cristal e arandelas clássicas se conectam com a estrutura dourada das mesas de cabeceira.
Para ganhar espaço, a penteadeira foi colocada na varanda do quarto do casal, cuja parede salmão também ganhou boiseries que emolduram o espelho e duas arandelas com design arredondado. A parede oposta foi revestida com jardim vertical preservado (Matagal Design), e para dar ainda mais um ar romântico ao espaço, a poltrona ganhou tecido cor de rosa no mesmo tom da parede e banco em crochê.
O grande banheiro da suíte recebeu acabamentos contrastantes com piso e paredes de porcelanato Pietra Lombarda Off white (Portobello) e porcelanato Araucária Clara (Portobello), na área do box e parede da bancada. Esculpida no próprio porcelanato, a bancada tem cuba dupla, metais com acabamento preto, armários de laca preta e espelhos soltos.
O closet foi desenhado pela Fantato Nitoli Arquitetura com acabamento em MDF na cor cinza (MDF Griss) e detalhes dourados nos puxadores do armário e cabideiros.
O home office ganhou armários e bancada de marcenaria com acabamento na cor areia e amadeirado. A parede mantém a linguagem clássica com as boiseries na cor azul bebê, sofá e tapete cinzas e cadeira escritório giratória assinada por Fernando Jaeger na cor marsala.
O banheiro de hóspede tem piso revestido com porcelanato Downtown (Portinari) e paredes com revestimento Zigzag verde (Portobello).
Veja mais fotos!