Casa Created with Sketch.

Nesta cobertura carioca, projeto valoriza vista privilegiada

Reforma assinada pela arquiteta Raquel Junqueira reorganizou os espaços e valorizou a entrada de luz natural e ventilação cruzada

A localização privilegiada, voltada para a Lagoa Rodrigo de Freitas, Pedra da Gávea e Cristo Redentor, regeu a reforma desta cobertura, morada de um casal com suas duas filhas, comandada por Raquel Junqueira. “A ideia primordial foi conectar os ambientes e as vistas do apê. Ele era muito fechado no formato original, com poucas janelas e espaços muito fragmentados e desconectados, então quebramos o máximo possível das paredes para criar uma ventilação cruzada e valorizar a integração”, conta a arquiteta em entrevista ao Janela.

 (André Nazareth/Editora Olhares / Janela)

O espaço de maior transformação foi o segundo andar, com a instalação de uma piscina e a criação de uma cozinha gourmet. “O cliente adora cozinhar e quis criar uma área para curtir com a família e os amigos seus dotes culinários.” Para garantir sombra e proteção contra chuvas, foi instalado um pergolado na churrasqueira. Um painel de azulejo arremata o visual. “Eu gosto muito de painéis de azulejos, tenho verdadeira paixão! Encomendamos este ao Coletivo Muda, que é formado por designers cariocas super talentosos. Eles fazem o painel personalizado para cada cliente. Pedimos que tivesse vários tons de azul para fazer essa emenda com o céu e também combinar com as pastilhas da piscina.”

O elemento visual, característico dos projetos de Raquel, também foi utilizado na copa. “Queríamos dar um destaque para esta parede. O branco e preto foi escolhido para combinar com as portas e com a escada, ambas de ferro.” O mobiliário foi pensado especialmente para cada ambiente. “Apenas o aparador vermelho do segundo andar foi reaproveitado. Ele também é desenho meu, para uma reforma anterior em outro apartamento deles, bem menor.”

 (André Nazareth/Editora Olhares / Janela)

Para ler a matéria completa, acesse o site Olhares / Janela! 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s