Madeira clara e base neutra dão atmosfera calma para apê no litoral
O Rio de Janeiro é o cenário desse apartamento que conta com mobiliário assinado, painel de TV com iluminação embutida e aconchego na medida
Como trazer a atmosfera litorânea e natural para dentro de um apartamento? Essa foi a premissa deste projeto assinado pela Duno Arquitetura e Interiores, executado em três meses, durante a pandemia (agosto de 2020).
Foi pensado para uma jovem adulta, mudando de cidade para trabalhar e morar sozinha, por isso, o briefing era bastante objetivo: “Como a cliente sempre morou em São Paulo, um dos pedidos mais importantes para o projeto é que o apartamento tivesse o aconchego do litoral, usando bastante madeira em contraste com cores claras”, revelam Catarina e Fernanda, as sócias-fundadoras do escritório.
O projeto foi iniciado em meio ao isolamento social, ainda imposto na época, por isso, sem dúvidas, o principal desafio foi fazer um projeto a distância em meio ao caos da pandemia, o que resultado mostra que as arquitetas tiraram de letra!
Pequenas alterações estruturais foram necessárias para o projeto, “em relação a obras, removemos parede e porta do corredor. Trocamos a abertura existente da cozinha e dormitório de hospedes”.
A escolha de tons neutros foi a grande sacada das arquitetas, que buscavam um toque natural e aconchegante, enquanto elementos naturais, como a madeira tomaram conta do mobiliário, e a tela perfurada nos encostos das cadeiras do jantar trouxeram um toque ainda mais especial para a composição.
Veja também
- “Cubo” de madeira freijó divide ambientes neste apê de 100 m²
- Mármore e madeira são destaques neste apê clean de 300 m²
“Estilo moderno. Usar cores neutras, abusar na madeira e usar cores em lugares pontuais e decorativos. Basicamente, apostamos em uma base composta pela madeira, branco, verde e a textura da tela perfurada”, explicam.
O piso de taco já era existente, e estava em ótimas condições, por isso, boa parte das decisões do projeto foram feitas a partir dele. “Usamos uma marcenaria com madeira mais clara para contrastar com o piso de taco de madeira e tentamos criar peças mais leves, como um recorte no painel da TV.”
A marcenaria demandou atenção especial, era preciso pensar em um projeto para um local com bastante umidade.
O quarto traz a mesma paleta de tons neutros da sala e bordas arredondadas nos móveis, com um adendo: a parede ganhou uma textura super interessante com estampa de tijolinhos brancos. O pendente rouba a cena no ambiente, enquanto do outro lado um cantinho de leitura aproveita a entrada de luz natural.
Veja todas as fotos do projeto na galeria!