Linhas clean, tons claros e estilo contemporâneo marcam cobertura de 458m²
O escritório Magarão + Lindenberg Arquitetura redistribuiu os espaços e criou uma decoração repleta de peças de design e obras de arte
Um casal com duas filhas pequenas comprou esta cobertura linear de 485m², no Leblon, já com a intenção de fazer uma mega intervenção. Os arquitetos Maurício Magarão e Alice Lindenberg, do escritório Magarão + Lindenberg Arquitetura, foram então contratados para refazer toda a distribuição de espaços, com algumas mexidas estruturais (inclusive reposicionando a piscina), para adequar todo o imóvel às necessidades da família.
Nada permaneceu como era antes. “Eles queriam espaços amplos, integrados e iluminados, e tirar o máximo de partido da vista 360°, já que o prédio fica em centro de terreno, além de ser mais alto que toda a vizinhança”, conta o arquiteto Maurício.
Maurício conta ainda que a planta original tinha muitas questões a resolver, como desníveis internos e estrutura confusa, com prismas e caixas de elevadores ao longo dela, uma vez que se trata de uma cobertura linear que equivale a quatro apartamentos-tipo. “Tivemos que redistribuir os espaços ao redor destes elementos para integrar totalmente os ambientes sociais, a cozinha e a área externa”, explica.
Ao desenvolver o conceito do projeto, o escritório apostou em soluções com linhas limpas, cores claras e pegada contemporânea para aumentar a sensação de amplitude e fluidez entre os espaços. Na decoração, basicamente é tudo novo e, para reforçar a sensação de conforto na área social, por exemplo, os arquitetos priorizaram peças com tecidos claros, couro e madeira naturais.
Na sala de TV, o destaque fica por conta do sofá Lençóis Maranhenses (com assento em blocos, encostos removíveis e módulo lateral que também pode ser usado como chaise), as duas poltronas Anel 80’s, de Ricardo Fasanello, e a mesa de centro Cubo Libre, de Claudia Moreira Salles.
No ambiente de estar, a chaise Pitu, de Aristeu Pires, rouba a cena, enquanto na área de jantar, o trio de luminárias pendentes Gamela, desenhadas por Lia Siqueira. Já no quesito obras de arte, vale destacar a escultura do artista cubano Jorge Mayet, pendente sobre a mesa de centro espelhada, e os quadros multicoloridos do artista Cadu, em óleo sobre base alumínica.
Para criar uma unidade visual neutra contínua em toda a área social, tanto interna como externa, foi escolhido o mesmo piso de porcelanato em formato grande, num tom de cinza claro, para todo o espaço. Com a intenção de acrescentar conforto visual e tátil, a marcenaria foi revestida com lâminas de freijó natural, incluindo os pilares, que foram revestidos no mesmo material.
Na sala de tv, rouba a cena o painel de MDF pigmentado de cinza escuro, desenhado pelo escritório, com ripas trabalhadas em três texturas (natural, acetinado e áspero), paginadas aleatoriamente em chevron. Já a área de jantar com cozinha integrada, que forma um volume entre o estar e o terraço, ganhou painéis em marcenaria num tom verde, trazendo vida e cor ao conjunto.
Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!