Janela extensa traz a natureza para dentro deste apartamento de 150 m²
O arquiteto Henrique Ramalho melhorou a circulação e deixou o imóvel mais moderno
Um casal com uma filha pequena investiu neste apartamento de 150 m² para reformar e revender, mas no decorrer da obra acabou se apaixonando pelas transformações e decidiram se mudar e viver nele.
Localizado em Ipanema, bairro na zona sul do Rio de Janeiro, o imóvel recebeu uma sala, cozinha, suíte do casal, suíte da filha, escritório e banheiro social com o projeto do arquiteto Henrique Ramalho.
O principal objetivo era modernizar a planta original, que era muito compartimentada, especialmente na parte da cozinha e banheiros, e melhorar a circulação. Sendo assim, todos os cômodos foram alterados, apenas a marcenaria no quarto da filha que se manteve.
“No geral, apostamos em uma arquitetura limpa e atemporal, sem excessos e adotamos uma paleta de cores em tons neutros para destacar a marcenaria, que é mais elaborada, os inúmeros móveis de design assinado e as obras de arte que já faziam parte do acervo dos clientes e foram aproveitados”, explica o profissional.
Na decoração, a estante que vai do piso ao teto na parede lateral da sala, executada em freijó natural na parte inferior e em madeira ebanizada em cima, é um destaque, trazendo diferentes nichos para que adornos e livros. Conferindo unidade visual e ajudando a delimitar o ambiente de estar com tv, o rack também foi produzido em freijó.
No mesmo espaço, outro elemento que chama atenção é a mesa de centro assinada pelo designer Jader Almeida, com acabamento em laca turquesa, trazida da antiga casa dos moradores.
O piso original da sala, em taco, estava muito danificado e acabou sendo substituído por um porcelanato fosco que imita mármore calacata. Já na área íntima, como o taco estava em bom estado, o revestimento foi restaurado, deixando os quartos mais acolhedores.
Outro destaque do projeto é a janela que ocupa toda a extensão da sala (que tem 11 metros de largura e 50 m²), em esquadria de alumínio branco, desenhada pelo arquiteto, com oito folhas que podem ser totalmente recolhidas para a lateral.
Veja mais imagens do projeto na galeria abaixo!