Glamour: closet walk-in e superfícies brilhantes marcam este apê de 100m²
O escritório PB Arquitetura redistribuiu ambientes para ganhar espaço. As superfícies com brilho e toques de luxo são os destaques
Para os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, fundadores do escritório PB Arquitetura, cada projeto é único e precisa refletir a personalidade dos moradores. No caso dos donos desta cobertura de 100 m², um casal que está iniciando a vida a dois, a vontade era se cercar de elementos que fogem do comum e ajudam a deixar o dia a dia especial.
Chegar a esse resultado, porém, implicou vencer alguns desafios. “O apartamento é dividido em dois andares e tinha ambientes muito apertados porque todos os espaços funcionais ficavam concentrados no piso de baixo”, explica Priscila Tressino.
“Sugerimos subir a cozinha e a sala de jantar para a cobertura e, desse modo, foi possível ampliar o estar e os quartos”, completa a arquiteta. Acompanhe as principais soluções neste passeio pelos dois pavimentos do dúplex.
Circulação fluida na sala de TV
A sala de estar com TV é o espaço mais movimentado do apartamento. Isso porque o ambiente serve de acesso aos quartos e ao segundo piso do imóvel.
Atrás do sofá, o painel de placas de espelho bisotado traz um toque de brilho e amplia visualmente o espaço, enquanto o tecido do estofado exibe um delicado tom rosé, em alta na decoração.
Na marcenaria, o rack tem um ar de boiserie clássica devido às molduras simétricas aplicadas ao móvel. Em contraponto, o ripado na lateral garante caráter moderno ao conjunto. Outro ponto alto do espaço está na iluminação: o lustre com anéis intercalados, com seu visual futurista, atrai todos os olhares.
Romance no quarto e organização no closet
No quarto do casal, o clima de romance está no ar e a grande responsável por essa atmosfera é a cabeceira estofada com capitonê, instalada até o teto, recurso que alonga o pé-direito. Ao lado da peça, espelhos ampliam a claridade natural.
Por sua vez, a iluminação artificial mereceu um projeto personalizado, no qual os arquitetos propõem diversas cenas por meio de luminárias embutidas e sanca iluminada. Os pendentes laterais complementam as opções e oferecem luz suave para a leitura noturna.
O closet do tipo walk in (ou seja, que ocupa todo o ambiente), feito para atender ao desejo da moradora, foi projetado para ser prático e inteligente. Uma análise da quantidade de peças de roupas e acessórios que o casal possui deu origem ao desenho da marcenaría.
Desse modo, a divisão interna do móvel é personalizada e dispõe de nichos que deixam à mostra os itens pensados para ficar sempre à mão, como sapatos e bolsas. Sobre o piso, um delicioso tapete permite que os proprietários fiquem descalços enquanto escolhem os looks e, ao centro, o banco estofado oferece conforto extra.
A elegância define o visual de sala de jantar e cozinha
No andar superior, um porcelanato polido cobre o piso. “Temos superfícies com brilho em diversos locais porque os moradores adoram esse toque de glamour e elegância”, diz a arquiteta Priscila.
Contrastando com o revestimento frio, um painel de madeira, material aplicado também ao forro, aquece o visual na sala de jantar, o que cria uma atmosfera acolhedora para a hora das refeições.
O predomínio do branco reforça a sofisticação na cozinha. Fácil de manter, a bancada de quartzo contorna o espaço: ela tanto acomoda o cooktop como envolve a cuba e dá origem às áreas de apoio livres.
Uma ideia engenhosa garante leveza à marcenaria: os módulos aéreos do armário foram revestidos de espelho e, desse modo, praticamente desaparecem.
Mix bem orquestrado na área gourmet
Do lado de fora do segundo pavimento, a área gourmet chama a atenção graças à mistura de materiais: porcelanato com aspecto de madeira no piso e, na churrasqueira, um revestimento de visual geométrico, que reproduz um trabalho de marchetaria.
“Protegemos a bancada de preparo com uma cobertura e escolhemos para compô-la o granito preto são gabriel, bastante resistente, uma vez que estamos num local exposto às intempéries”, explica Bernardo.
Versátil, a mesa de madeira tem bancos retráteis acoplados. Quando recolhida, a peça ocupa menos espaço. Ao fundo, a parede verde dá vida e frescor ao ambiente. “Ficou um lugar muito convidativo para os moradores tomarem sol e relaxarem no fim de semana”, finaliza o arquiteto.
Confira mais fotos na galeria abaixo!