Família integra dois apartamentos térreos e decoração se inspira no Rio
O projeto é dos arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos, que deram uma base neutra ao projeto e destaques em tons de azul e verde
Localizado perto da praia do Leblon, no Rio de Janeiro, este apartamento térreo de 75 m² de área coberta e 15 m² de varanda foi recém-comprado por uma família mineira para ser usado nas férias e feriados prolongados.
Eles também são proprietários do imóvel vizinho, reformado pelos mesmos arquitetos: Ricardo Melo e Rodrigo Passos. A reforma aconteceu há cerca de 10 anos, quando os filhos do casal de clientes ainda eram adolescentes.
No mais, hoje um dos filhos é casado, o outro tem namorada e a esposa está grávida novamente. Como a família cresceu, recentemente surgiu a oportunidade de comprar o apartamento vizinho.
O novo projeto da dupla priorizou a integração dos dois imóveis. “Eles queriam um apartamento mais atual que o anterior, mas o novo projeto deveria integrar os dois imóveis para que as pessoas tivessem a sensação de continuidade”, conta Ricardo.
Durante a reforma, os arquitetos derrubaram parte do muro que separava os dois apartamentos para integrá-los e eliminaram a área de serviço e a banheira de hidromassagem que havia na varanda. Eles também eliminaram o hall que dava acesso à suíte e, para aumentar a cozinha, demoliram o banheiro de serviço.
Veja também
- Apê térreo de 85 m² investe no contraste de texturas e paleta clara
- Casa de 325 m² ganha andar térreo para se integrar ao jardim
“No lugar do muro externo colocamos uma grande porta de correr que dá aos moradores a opção de isolar os dois apartamentos, quando necessário”, explica Ricardo Melo. “Já as modificações internas deixaram a planta bem mais limpa e fluída, sem tantos compartimentos”, acrescenta ele.
O objetivo principal do novo projeto foi criar um apartamento prático, leve e descontraído, uma vez que se trata de um imóvel de temporada. No décor, os arquitetos se inspiraram no próprio Rio de Janeiro, inserindo fotografias da praia e adornos em tons de azul e verde para pontuar a base neutra.
A área externa conta com ambiente de estar, bancada de granito com pia rente à parede (com nicho para embutir a máquina de lavar-roupas) e, mais à frente, uma bancada de apoio com banquetas altas, local ideal para preparar drinques e papear depois da praia.
Segundo Ricardo Melo, a varanda é, sem dúvida, a cereja do bolo do projeto. Já no décor clean-contemporâneo, ele destaca os tons de verde e azul, que se sobressaem na decoração de base neutra, e também a estante Icon piso-teto da sala (criação do designer Jader Almeida), que exibe peças de coleções da cliente, selecionadas especialmente para o novo apartamento carioca.
Curtiu? Confira então mais fotos na galeria: