7 ideias criativas para o projeto da cozinha

Deixe tudo mais prático com soluções simples e criativas

Por Luiza Cesar Atualizado em 5 dez 2021, 00h12 - Publicado em 7 dez 2021, 19h00
Com a marcenaria azul e eletrodomésticos bem-posicionados na torre quente, a cozinha deste projeto assinado pelo escritório Oliva Arquitetura deixa evidente que beleza, criatividade e funcionalidade podem sim andar lado a lado. Júlia Ribeiro/Casa.com.br

Quem não gostaria de uma cozinha que atendesse às suas necessidades? Deixe o ambiente mais funcional e com estilo investindo em ideias únicas, bem projetadas e executadas.

Além de ser um espaço para preparar as refeições, também é um local onde amigos e família se reúnem. Por isso, ter um cômodo agradável e bonito se encontra no topo da lista. Para te ajudar a pensar em algumas ideias infalíveis, a dupla de arquitetas Bianca Atalla e Fernanda Mendonça, sócias no escritório Oliva Arquitetura, listaram sete inspirações:

1. Lixeira embutida no armário

 

Continua após a publicidade

Projeto de Bianca Atalla e Fernanda Mendonça. Renan Soares/Casa.com.br

Possui cozinha integrada à sala de estar? Neste apartamento de 42m², para conseguir atender as necessidades dos dois cômodos diferentes, com o auxílio da marcenaria, uma lixeira dentro do armário foi adicionada.

Além de remover um objeto que pode ser incômodo e indesejado, se não for bem posicionado, proporciona um espaço sempre organizado e limpo. Outra alternativa, se desejar ou precisar esconder a lixeira, é embuti-la na pedra da bancada ou pia. Fácil acesso, camuflada e esteticamente agradável.

2. Cozinha sem cara de cozinha

 

Continua após a publicidade

Quem olha para esta cozinha moderna, projetada pela dupla, nem imagina que ela está localizada em um prédio construído em 1950. O local foi totalmente reformado, integrado à área social do imóvel e se destaca por seu visual contemporâneo. Mariana Orsi /Casa.com.br

Procurando ideias com estilo moderno? Aqui, as arquitetas criaram um efeito visual de caixa para a bancada. Dentro de cada compartimento, escondidos, está uma lava-louças, filtro de água e microondas.

Para disfarçar a aparência da geladeira, uma marcenaria preta foi incluída e a parede, que recebe o eletrodoméstico, também recebeu a mesma cor. A ilha voltada para a sala oferece um lugar para os moradores desfrutarem de encontros e aproveitarem o dia dia de uma forma mais dinâmica.

3. Fios escondidos na marcenaria 

 

Continua após a publicidade

Projeto de Bianca Atalla e Fernanda Mendonça. Júlia Ribeiro/Casa.com.br

Quem não está sempre procurando uma maneira de esconder os fios dos aparelhos e diminuir a poluição visual? Um móvel personalizado ganhou tomadas em seu interior, facilitando a conexão dos objetos e proporcionando uma área de apoio limpa e otimizada.

Veja também

4. Mix de estilos

 

Continua após a publicidade

Projeto de Bianca Atalla e Fernanda Mendonça. Júlia Ribeiro/Casa.com.br

Por que não atender aos desejos de todos moradores e selecionar mais de um estilo para compor a decoração? Mesclando diferentes elementos, a cozinha ficará criativa e cheia de personalidade.

Neste exemplo, as duas arquitetas trabalharam com o clássico e moderno. O armário azul acinzentado e a prateleira de serralheria e madeira fixada no teto, que disponibiliza lugar para guardar taças e exibir plantas e outros itens decorativos, se destacam.

5. Cores por todos os lados

 

Continua após a publicidade

Projeto de Bianca Atalla e Fernanda Mendonça. Renan Soares/Casa.com.br

Aplicar cores no cômodo é um ótimo jeito de conseguir um ambiente único, porém, é importante procurar referências e ter certeza do que te agrada antes de investir na proposta.

Projeto de Bianca Atalla e Fernanda Mendonça. Renan Soares/Casa.com.br

Sabe aquele tom que você ama e sempre quis adicionar na sua casa? Existe a possibilidade de se tornar cansativo, uma vez que você verá todos os dias. Por isso, teste e analise antes de tudo.

6. Aproveitando todos os cantinhos

 

Continua após a publicidade

Projeto de Bianca Atalla e Fernanda Mendonça. Júlia Ribeiro/Casa.com.br

Em lares pequenos, aproveitar cada cantinho, principalmente com criatividade, auxilia na funcionalidade do local. Neste apartamento de 35 m², nichos da marcenaria, no canto da bancada, receberam vasos com plantas e temperos. Agora os moradores possuem ingredientes sempre à mão, graças ao planejamento do móvel que aproveitou cada superfície.

7. Ajustando nichos

 

Continua após a publicidade

Projeto de Bianca Atalla e Fernanda Mendonça. Mariana Orsi/Casa.com.br

Este imóvel alugado recebeu soluções simples, com peças soltas e sem mudanças estruturais. Nichos profundos, que já faziam parte da marcenaria, ganharam caixas que se tornaram espaço de armazenamento.

Continua após a publicidade

Publicidade