Decoração clean e aproveitamento de espaços definem este apê

Projetado pelo escritório Gabriela Casagrande Arquitetura, o imóvel conta com mesa de refeições rápidas e ambientes integrados

Por Redação Atualizado em 11 jan 2022, 18h23 - Publicado em 11 jan 2022, 13h00
Paula Morais/Casa.com.br

O escritório Gabriela Casagrande Arquitetura, comandado pela arquiteta Gabriela Casagrande e uma equipe multidisciplinar, assina este apartamento idealizado para um jovem empresário, na cidade de Curitiba (Paraná).

Com projetos residenciais cada vez menores, a cozinha estilo corredor se faz presente em cada vez mais lares. Além disso, em ambientes pequenos, é indicado também que sejam utilizados tons claros e neutros para criar a sensação de que o espaço é maior do que é.

Paula Morais/Casa.com.br

“Mas como toda ‘via de regra’ tem a sua exceção, neste projeto optamos por utilizar também cores escuras sem perder a sensação de amplitude tão necessária em um espaço pequeno. Para isso, utilizamos a cor escura apenas nos armários, mantemos o tom claro no restante e caprichamos na iluminação”, comenta a arquiteta.

Paula Morais/Casa.com.br

Criados entre as décadas de 50 e 60 na Inglaterra da Era Vitoriana, os carrinhos de chá eram as atrações principais desse tipo de festa. O móvel ficou “aposentado” por um tempo, mas voltou com tudo juntamente com o retorno do estilo vintage/retrô.

Veja também

Além de ser um item carregado de história e estilo, ele é extremamente funcional e versátil, podendo ser usado como cantinho do café, aparador, barzinho, mesa de centro ou lateral, porta livros etc. “Neste projeto, optamos por um modelo clean, da marca Wooding, que abriga obras de arte e um mini bar”, afirma Gabriela.

Paula Morais/Casa.com.br

As bancadas para refeições rápidas também vêm conquistando seu espaço nos projetos de interiores. Existem os modelos sob medida – que são os ideais, mas você pode optar também por um conjunto em tamanho padrão.

Continua após a publicidade

O escritório trouxe mais estilo e personalidade ao projeto com a presença ilustre de um painel ripado. O item possui uma estrutura simples e versátil que funciona bem como divisória de ambiente, painel na sala de estar, parede de destaque no escritório, cozinha ou banheiro e cai bem até mesmo em ambientes externos, oferecendo uma atmosfera moderna e aconchegante a qualquer que seja a função escolhida.

Paula Morais/Casa.com.br

Visando o aproveitamento do espaço, uma prateleira de apoio foi instalada abaixo do lavatório. Nela, o morador pode acomodar cestos organizadores com os itens necessários, mantendo a organização sem renunciar à funcionalidade.

Já o piso foi revestido por uma pedra natural estilo granilite, impermeabilizada para evitar riscos e manchas, proporcionando alta durabilidade. De maneira geral, o lavabo une o tom acinzentado moderno das grandes cidades e detalhes sutis em madeira que carregam consigo o aconchego e conexão com a natureza.

A madeira certamente é o elemento principal do dormitório: o material reveste o piso e dá vida a cabeceira e mesa lateral em uma só tonalidade concedendo uniformidade ao ambiente. O resultado é um espaço minimalista, intimista, muito bem iluminado e ventilado.

No jantar, o espaço abriga uma mesa de 6 lugares em madeira com estofados claros. Pendentes-corda do designer Guilherme Wentz, posicionados no centro da mesa, e um aparador também em madeira condedem leveza e continuidade entre a sala de jantar e estar.

Paula Morais/Casa.com.br

O forro em gesso, por sua vez, abriga uma bela iluminação indireta e esconde o trilho da cortina. Já as portas em madeira seguem o estilo e a tonalidade presente nos demais móveis do apê e, além de esconder a caixa de disjuntor, pode abrigar roupas de cama ou casacos. É um projeto com 100% de aproveitamento do espaço.

Continua após a publicidade

Publicidade