Casa Created with Sketch.

Apê de 70 m² em São Paulo recebe décor clean e varanda gourmet

Localizado na Lapa, o imóvel teve projeto assinado pelo Studio M&A Arquitetura e conta com soluções de integração e isolamento

 (Divulgação/Casa.com.br)

Devido aos últimos anos de turbulência, viver em um local que proporcione bem-estar tornou-se uma necessidade para os brasileiros. Segundo uma pesquisa recente divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo e o mais depressivo da América Latina.

Fatos como estes só reiteram a importância de viver em espaços que as pessoas gostem e sejam capazes de diminuir a ansiedade do dia a dia.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Foi com este cenário que as arquitetas Camila Marinho e Renata Assarito, do Studio M&A Arquitetura, pensaram em um projeto que segue um estilo clean, aconchegante e rico em detalhes para proporcionar bem-estar para este apartamento de 70 m² localizado na Lapa, em São Paulo.

 (Divulgação/Casa.com.br)

“O principal desafio era o aproveitamento de espaços. O casal precisava de bastante armários e, como os quartos são pequenos, foi fundamental uma marcenaria bem planejada. No dormitório do casal, aproveitamos a lateral da cama para fazer mais armários. Também colocamos a TV embutida no guarda roupas – assim pudemos ir com armário até o limite para que não atrapalhasse a entrada da porta”, comenta Renata.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Camila explica que os moradores também desejavam uma sala grande e integrada para receber os amigos, porém com a opção de deixar a cozinha isolada e esconder uma possível bagunça na pia.

“Foi aí que tivemos a ideia de criar um vão entre a sala e a varanda, em que pudéssemos deixar tanto aberto quanto fechado, dependendo da necessidade deles no dia. Nós colocamos portas nos dois extremos que dão acesso à área de serviço e à cozinha, e uma janela no meio central. São peças que ficam embutidas, então otimizam bastante o espaço”, complementa.

 (Divulgação/Casa.com.br)

O design possibilita a integração entre quem está na cozinha e quem está na área social, mas também tendo a possibilidade de fechar as portas quando quiserem mais privacidade entre os dois cômodos.

Veja também

“Com esse espaço aberto, quem está na cozinha pode assistir TV e interagir com as outras pessoas da casa. Mas quando se quer privacidade, ou está cozinhando e não quer espalhar o cheiro pela casa, é só fechar as portas e janela”, explica Renata.

 (Divulgação/Casa.com.br)

A cozinha era um espaço de extrema importância para o casal, então, para liberar mais espaço para o ambiente, eles também optaram por abrir mão de um lavabo. Além disso, como os moradores queriam um projeto mais clean, as arquitetas utilizaram elementos claros nos móveis e revestimentos. Optaram pela madeira para dar um aconchego e ficar mais com cara de lar.

Varanda com aconchego de lar

 

 (Divulgação/Casa.com.br)

Um dos pontos mais positivos desse apartamento é a vista e, por isso, pensar em uma varanda aconchegante era essencial.

“Levamos a mesa de jantar para lá, assim a sala ficou maior e com dois sofás para receber bastante gente. Cada cômodo foi pensado muito na praticidade de quem iria usar o local. Entender o dia a dia dos clientes foi fundamental para que o apartamento, além de bonito, ficasse funcional e prático”, finaliza Renata Assarito.

Curtiu o projeto? Confira mais fotos na galeria:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.