Casa de campo com vista para represa rompe as fronteiras de dentro e fora
O projeto é assinado pelo Memola Estúdio e Vitor Penha e trouxe materiais como pedra e tijolos para a composição do décor
Localizada a 100 km da cidade de São Paulo, esta casa de campo está implantada em um terreno de 17.000 m² de frente para a represa, e precisava de uma reforma que potencializasse seu uso.
A arquitetura interna possuía pé direito muito baixo pelo uso de forros, onde era fragmentada em sua setorização e de pouca conexão com a área externa. O ponto de partida para a proposta de reforma, tocada pelo escritório Memola Estúdio e Vitor Penha, foi criar amplitude nos espaços internos e romper as fronteiras entre dentro e fora.
Ampliar a área social, realocando a cozinha e dependências de serviço, permitiu uma conexão entre um pátio interno, antes isolado, além de um mirante para a represa.
Quem integra todas estas áreas é o piso único de tijolo, enquanto grandes caixilhos metálicos de correr permitem desconstruir os limites entre interno e externo.
A estrutura do telhado aparente, por sua vez, permitiu o maior pé direito possível. Para isso, foi preciso um reforço estrutural com treliças metálicas que permitiu a total abertura desta área.
A parede de pedra que sai da sala e vai para todo o pátio da fachada posterior junto com o pergolado cria uma grande varanda integrada à cozinha gourmet, que fortalece esta ideia de interação com o externo.
Já na varanda para a represa, todos os pilares existentes foram recuperados e reinstalados com complemento de ferro, pois tiveram que ser cortados na parte inferior já que estavam muito deteriorados pela umidade.
Este é um projeto que rompe fronteiras, um convite para sentir parte de uma natureza abundante. O conceito permeia a casa toda e, na parte íntima, os forros foram retirados, aumentando consideravelmente a sensação do espaço.
Nos banheiros, um pequeno pátio de ventilação existente foi integrado ao box com uma cobertura de vidro, permitindo um banho com a vista para o céu.
Nos banheiros das extremidades da casa e das suítes principais, a iluminação zenital e uma parede de caixilho separa o banheiro da área verde permitindo total integração visual com o entorno.
Todos eles foram revestidos com material único, destacando assim a iluminação natural, além do desenho das tubulações aparentes.
Curtiu o projeto? Confira mais fotos e detalhes na galeria: