Casa Created with Sketch.

Arquitetura contemporânea e heranças de família em casa na Ucrânia

O projeto assinado por Sergey Makhno traz uma interessante mistura característica da decoração contemporânea do país

 (Serhii Kadulin/Editora Olhares / Janela)

Às vezes, tudo o que um bom trabalho precisa é de tempo. No caso desta casa, em Kozyn, região de Kiev, ele foi essencial. Isso porque foram onze anos entre o desejo e a conclusão deste projeto, comandado pelo escritório ucraniano Sergey Makhno Architects.

Inicialmente a ideia era construir uma mansão clássica com arcos, recheada de memórias e heranças familiares. Porém nos primeiros três anos de trabalho os clientes repensaram e optaram pelo acertado resultado atual: um estilo ucraniano contemporâneo, com concreto, metal e muita madeira, em um projeto que combina a filosofia japonesa wabi-sabi e as tradições ucranianas.

 (Serhii Kadulin/Editora Olhares / Janela)

Na casa de dois andares é possível observar a combinação de peças de design e afetivas em quase todas as áreas. O térreo é voltado para o lazer e relaxamento, com piscina, sauna, jacuzzi e spa. Além disso, há uma espécie de sala de convivência, com lareira e mesa de bilhar, revestida em concreto e aço inoxidável.

 (Serhii Kadulin/Editora Olhares / Janela)

No primeiro andar ficam as principais áreas de convivência. Com pé-direito duplo, a sala de jantar traz uma instalação feita com as luminárias de Sergey Makhno, que imitam nuvens brancas. O banco eleito para compor a mesa e o armário vintage dão o tom da decoração que se repete no resto da casa, com o mix com o design contemporâneo, como as poltronas Elephant que ocupam as cabeceiras. Na churrasqueira, uma mesa de madeira com tocos no lugar das pernas e luminárias também assinadas por Makhno contrastam com o concreto, preto e inox dos eletrodomésticos.

Já o segundo andar é voltado para os quartos do casal, filhos e convidados. O banheiro da suíte principal é separado do quarto por meio de uma caixa de vidro. Por lá, há ainda um escritório e um closet.

 (Serhii Kadulin/Editora Olhares / Janela)

 

Para ver mais fotos deste projeto, acesse o site Olhares/Janela!

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.