Apê no litoral foge do comum e aposta em mistura de provençal e vintage
O projeto, assinado pelo escritório Memoá Arquitetos criou uma parede de destaque azul para trazer personalidade para o apartamento
Um apartamento em Santos, litoral de São Paulo, adquirido na planta, é o primeiro lar de um jovem casal – ele, com 32 anos; ela, com 26 anos. Logo que fecharam o negócio com a construtora, em julho de 2020, o casal buscou as arquitetas Daniela Miranda e Tatiana Galiano, do escritório Memoá Arquitetos.
“Os clientes queriam que deixássemos o apartamento, onde iriam morar após o casamento, com a cara deles. Começamos o projeto logo e, a parte boa do longo prazo, foi que pudemos desenvolver cada espaço com calma, junto aos clientes, criando ambientes que saem do comum”, conta Daniela Miranda.
O apartamento passou por algumas mudanças estruturais, como a integração de um dos três quartos originais à área social, aumentando a sala de TV; o fechamento das varandas dos quartos e da sala, incorporadas nos respectivos cômodos, e a ampliação da área gourmet, antes restrita à varanda.
Na decoração, a maioria dos objetos e mobiliário é novo ou foi comprado ao longo da espera pela entrega do apartamento, complementado com itens de acervo afetivo do casal. Os clientes buscavam espaços diferenciados, que contemplassem um estilo mais irreverente.
“Fugimos completamente da ideia de fazer um apartamento praiano como de costume, em especial por ser próximo à praia. Os clientes queriam um estilo contemporâneo com toque provençal e vintage”, conta Tatiana Galiano.
“Nos pediram que transformássemos a varanda em uma área gourmet que fosse o coração da casa, integrada ao estar e jantar”, completa Daniela.
A paleta de cores marcante, com direito a uma parede de destaque na cor azul, na sala de jantar, além de diversos detalhes em preto espalhados pelo apartamento, passa pelos tons favoritos dos moradores. “Para equilibrar, foram introduzidos tons terrosos nos objetos e marcenaria, conferindo aconchego” descreve a arquiteta.
Além da área gourmet completa, equipada com churrasqueira a gás, cooktop e coifa industrial, o apartamento conta também com uma cozinha tradicional, usada pelos moradores como apoio no dia a dia, com área de serviço e lavanderia à parte. Já o lavabo é outro ambiente de destaque.
O quarto do casal apresenta uma atmosfera mais delicada, pensada para criar a sensação de relaxamento e acolhimento considerando os plantões do casal de médicos. Conta com armários em tom azul, cabeceira com mesas de apoio embutidas na marcenaria e um banco sob a janela com a função de canto de leitura e gavetas embaixo para armazenar os sapatos.
O toque de irreverência fica por conta das arandelas Lucellino, de Ingo Maurer, que parecem lâmpadas com asas.
Já o quarto de hóspedes foi ampliado até a sacada, fechada com cortina de vidro para incorporar o espaço. Como futuramente os clientes desejam usar o cômodo como quarto de bebê, foi feita, então, uma marcenaria curinga e neutra, que pudesse ser adaptada. A porta do banheiro fica camuflada no painel ripado da parede.
Os banheiros de ambas as suítes ganharam piso de pastilhas com paginações clássicas, como “florzinhas” e “pontinhos” em preto e branco, além de armários com moldura e puxadores retrô em concha no banheiro do casal, trazendo a referência vintage que a cliente queria.
Confira todas as fotos na galeria abaixo!