Apê de 80 m² é refúgio para mãe com três filhos pequenos

Assinado por Camila Fleck, projeto contemporâneo e feminino tem toques clássicos e décor em tons suaves de cinza, rosa e verde água

Por Redação Atualizado em 4 fev 2022, 19h42 - Publicado em 8 fev 2022, 13h00
Sala de estar com varanda integrada, com sofa branco com almofadas cinza e rosa. Na frente, uma TV em painel com prateleira acima com objetos decorativos
Gustavo Bresciani/Casa.com.br

Localizado na Barra da Tijuca, bairro na Zona Oeste do Rio de Janeiro, este apartamento de 80 m² é o refúgio onde uma mãe e seus três filhos pequenos costumam passar temporadas de lazer e descanso.

Quando a família comprou o imóvel, a ideia inicial de não investir muito em obra em função de custos e do prazo apertado foi abraçada pela arquiteta Camila Fleck, que encarou a empreitada como um desafio.

Quarto de casal, com cama com roupa de cama branca e manta rosa, nas paredes, boiseries
Gustavo Bresciani/Casa.com.br

Em se tratando de pisos, revestimentos, bancadas de pedras e gesso, praticamente 100% do que já existia no imóvel foi mantido. Basicamente, a reforma incluiu nova iluminação, marcenaria, pintura, elétrica e parede de gesso no quarto do casal, além dos itens da decoração, que são todos novos.

“A cliente me apresentou algumas referências de como ela queria o projeto, com boiseries nas paredes, cores claras e neutras e tons de rosa claro”, conta Camila.

Sala de jantar com espelho na parece toda, mesa com quatro lugares e luminária pendente
Gustavo Bresciani/Casa.com.br

A arquiteta aproveitou um pequeno recuo na entrada da sala para instalar ali um armário com sete portas espelhadas que, além de fazer o ambiente parecer maior e trazer mais luz para dentro do apartamento, também funciona como louceiro, rouparia e local de armazenamento, em geral.

Quarto com paredes azuis, bicama, com armario ao lado
Gustavo Bresciani/Casa.com.br

Já no quarto dos meninos, ela usou uma cama pronta com layout personalizado, centralizada entre dois armários de um metro cada. O teto e a parede foram pintados com tinta num tom de azul profundo. Como o rebaixo do teto em gesso já existia, ela especificou led lines contínuos para dar mais bossa ao ambiente.

Continua após a publicidade

Veja também

Bancada da pia, com backsplash de pastiulha haxagonais rosa
Gustavo Bresciani/Casa.com.br

Camila Fleck também destaca outros elementos em seu projeto, como o backsplash de pastilhas hexagonais em tom de rosa claro na bancada da cozinha que já era aberta para a sala; o cantinho de leitura próximo à janela, ambientado com uma poltrona de proporções generosas e design nórdico assinado pela designer Rejane Carvalho Leite.

A profissional também ressalta o pilar atrás do cantinho de leitura, que foi revestido com espelho do chão ao teto, fazendo o espaço parecer bem maior; e as molduras aplicadas no quarto do casal, com efeito de boiseries.

Cozinha com gealderia em inox à esquerda e armário aeros brancos
Gustavo Bresciani/Casa.com.br

“Como a lavanderia integrada à cozinha não tinha ventilação, optei por uma máquina lava-e-seca e projetei no local uma marcenaria alta para guardar vassoura, rodo e tábua de passar roupa, com nicho na lateral que funciona como porta-temperos”, acrescenta ela.

Banheiro com revestimento branco, bancada da pia em pedra clara e amários brancos
Gustavo Bresciani/Casa.com.br

Segundo a arquiteta, o maior desafio neste projeto foi aproveitar ao máximo os elementos originais do imóvel. “Mesmo assim, gostei muito do resultado final, principalmente do colorido suave e clean. Ficou ao mesmo tempo contemporâneo e feminino, com toques clássicos no décor, pontuado ainda por tons de rosa claro sobre uma base cinza, além de notas de verde água”, avalia ela.

Veja todas as fotos do projeto na galeria!

Continua após a publicidade

Publicidade