Continua após publicidade

Apê de 270m² incorpora e mescla elementos clássicos para criar conforto

O projeto, realizado pelo escritório Dantas & Passos Arquitetura, modernizou este apartamento misturando de referências na medida certa

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 14h04 - Publicado em 24 dez 2022, 13h00
Sala de estar integrada com jantar; tapete; cortinha; sofá; mesa de jantar; lustra
Em um só ângulo, é possível visualizar a integração da área social abundantemente iluminada naturalmente pelas esquadrias de vidro do imóvel. A escolha dos tons proveu as sensações de continuidade e amplitude ao ambiente. (Edu Pozella/Casa.com.br)

A mescla de estilos no décor não segue uma regra específica e, para muitos, pode ser um desafio, mas não para as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, sócias do escritório Dantas & Passos Arquitetura.

Neste apartamento de 270m², localizado em São Paulo, as profissionais combinaram os elementos clássicos da arquitetura para criar espaços aconchegantes e integrados para realizar o desejo dos moradores que buscavam muito conforto na hora de receber convidados.

O projeto contemplou a integração máxima de ambientes sociais onde cada detalhe foi pensado de acordo com os desejos e a rotina da família.

“É sempre muito gratificante entregar um novo lar. Como os moradores adoram receber, trabalhamos essa conexão para otimizar os espaços e sem exagerar nas cores e materiais. Por isso, a forte presença de nuances de cinza, preto e madeira são evidentes por todo o apartamento”, dizem as arquitetas.

Bem-vindo, sinta-se em casa!

A integração entre home theater, sala de jantar, living, bar e área gourmet, junto a uma paleta de cores bem definidas, logo chama atenção das visitas pela atmosfera convidativa.

As delimitações dos espaços foram efetivadas por meio de tapetes, mesas, bancos e sofás, ressaltando a sutileza e o cuidado de Danielle e Paula para não misturar as áreas e garantir a privacidade, quando necessária. No piso, o porcelanato com aparência de pedra dá uma sensação de continuidade em todo o ambiente.

Continua após a publicidade

Home theater: cinema em casa

Sala de estar; sofás; mesa de centro; tapete; cortina; tv
Ambiente bem dimensionado com um sofá amplo e com chaise, mesa de centro acolchoada e aparelhagem de som e imagem garantem o clima de cinema. (Edu Pozella/Casa.com.br)

A composição desse do home theater foi realizada com uma sofá cinza, de dimensões generosas, com almofadas off-white que complementam o bem-estar. Em evidência, a mesa de centro, em tom caramelo, agregou um toque de modernidade ao espaço.

“Em couro e camurça, materiais que aliam sofisticação ao décor, a peça também pode ser contemplada como uma poltrona extra ou um apoio para os pés. Amamos essa versatilidade”, explica Paula Passos.

Feito de madeira carvalho, o painel e o rack acomodam os equipamentos de ponta, como o subwoofer e as caixas acústicas do home, além de ampliar a acústica com cuidado para o som escapar pelas demais áreas.

Living

Sala de estar; sofás; mesa de centro; tapete; cortina
(Edu Pozella/Casa.com.br)

O espaço segue a proposta de tons da integração, mas conta com outras texturas nos tapetes e poltronas, além do amplo sofá que toma conta do ambiente. Próximo a varanda que foi totalmente envidraçada, a iluminação natural favorece o espaço e pode ser controlada pelas leves cortinas.

“Nesse apartamento, apostamos em um sofá único que vai se desenvolvendo e formando os dois ambientes integrados (home theater e living). O tecido em tom de cinza neutro permeia essa ligação em todo o conjunto”, completa Danielle Dantas.

Continua após a publicidade

Bar

Bar; cantinho de bar; bandeja;
Cantinho da casa considerado um xodó da família, o bar é equipado para diversas opções de bebidas. (Edu Pozella/Casa.com.br)

Mais que especial para os moradores, a área do bar foi executada totalmente sob medida para oferecer tudo que eles desejavam: frigobar, cervejeira e uma cave de vinhos, todos do mesmo tamanho para manter o alinhamento da bancada de granito preto absoluto.

Área gourmet e mesa de jantar principal

Cozinha; parede de madeira
A madeira também funciona como isolante térmico e torna os espaços mais acolhedores para recepção de pessoas. (Edu Pozella/Casa.com.br)

O layout desse espaço foi pensado para poder recepcionar muito bem os convidados da família e revela com uma marcenaria planejada em tons terrosos e escuros que atende a churrasqueira equipada com a coifa, além de duas bancadas que ajudam no apoio de objetos, bastante funcional para dias de festa.

Sala de jantar; tapete; mesa; cadeiras acolchoadas; lustre
O vidro, presente tanto na mesa com estrutura em serralheria, no vaso decorativo de murano e no lustre enfatizam a essência dos moradores. (Edu Pozella/Casa.com.br)

Para a sala de jantar, as arquitetas investiram em um clima mais sofisticado com uma mesa quadrada de vidro e poltronas acolchoadas em um tom creme escuro. Na iluminação, um lustre de cristal reforça a elegância almejada pelas arquitetas.

Cozinha e copa

Cozinha; ilha de mármore; armários cinza; coifa
Toda trabalhada nas cores branco e cinza, a ilha com cooktop foi revestida com uma pedra techlam que emula o mármore. Acetinado e sem polimento, facilita a limpeza. (Edu Pozella/Casa.com.br)

No caso da cozinha, o estilo atual, com toque de elegância, predomina no ambiente. A reforma trouxe novos revestimentos refletidos no piso de porcelanato cinza, sem qualquer textura, de acabamento natural para se misturar com uma bancada trabalhada de pedra techlam, estilo Kalos Bianco da Levantina – ultra resistente para evitar riscos e manchas.

A cozinha é integrada com a sala de almoço, mas são locais mais intimistas da casa separados por um painel de correr das demais áreas. O grande destaque da sala de almoço é a peça desenhada sobre a mesa e os móveis com estrutura de alumínio corda náutica com cores esverdeadas.

Continua após a publicidade

Lavabo

Lavabo; banheiro; parede de madeira
Uma retroiluminação para “acender” a pedra, além de pastilhas e o perfil de LED valorizam o lavabo. (Edu Pozella/Casa.com.br)

O lavabo é definido em um lindo contraste da madeira carvalho com piso preto de porcelanato e um projeto luminotécnico bem trabalhado. A bancada com cuba esculpida de ônix miele traz um tom entre o mel e a manteiga, de forma sofisticada. Por fim, o primoroso espelho auxilia na proposta de duplicar o espaço.

Quartos

Quarto; cama; parede de madeira; banco
(Edu Pozella/Casa.com.br)

O quarto do casal é delicado e uma luminosidade agradável. Os tons amadeirados e claros adicionam uma atmosfera ainda mais aconchegante e o tapete azul, além da cor, propicia conforto. O leve contraste das cores se torna visualmente confortável e na medida certa para o casal relaxar com noites tranquilas.

Quarto; quarto cinza; painel de madeira ripada; mesa lateral; luminária
(Edu Pozella/Casa.com.br)

No quarto do filho do casal, as arquitetas aplicaram a mistura da madeira com preto para tornar o ambiente mais forte. No quarto da filha, a ideia foi executar um layout mais centralizado e pautado em tons mais claros de cinza e branco.

Veja todas as fotos do projeto na galeria abaixo!

Publicidade