Reforma em apê de 220 m² traz décor integrado e aconchegante
Assinado por Michelle Machado Arquitetura, o projeto ganhou uma área de convívio ampla com uma varanda que se tornou o lugar favorito dos moradores
O projeto do apartamento de 220 m² assinado por Michelle Machado Arquitetura foi feito para um casal com dois meninos de 4 e 7 anos na época. A esposa queria uma casa clara, com pouca cor e tinha o sonho da cozinha toda branca. Já o marido, preferia uma casa mais aconchegante, com piso de madeira e um toque de cor na cozinha.
Eles moraram em Londres e Nova York e por isso tinham muitas referências contemporâneas dessa fase, mas queriam um toque de brasilidade no projeto e tinham desejo de escolher obras de arte para o apê novo. Também queriam um home-office para trabalhar eventualmente e algumas vezes juntos. As crianças teriam seus quartos com espaço para suas coleções e livros… A ideia era uma casa contemporânea, leve, clara, gostosa e cheia de vida.
Apesar disso, deixaram a arquiteta projetar livremente, com a única exigência de que a planta não fosse alterada, porque não queriam dor de cabeça com obras. Michelle optou pelo estilo contemporâneo, minimalista nos detalhes. Com o branco predominante no projeto, mas com pontos de cores nas obras de arte, mobiliário, piso de madeira e o desejo da cozinha branca da cliente foram satisfeitos.
O hall de entrada, uma caixa azul, é o único ambiente realmente colorido do apartamento com luminária na parede assinada por Guilherme Wentz. As salas de estar, home e jantar se abrem para varanda em L com área de churrasqueira e sala de lareira. A posição da varanda permite que toda sala se integre ao recolher as portas, mesmo não tendo nivelado o piso.
O desenho dos painéis das salas, inspirado nos cobogós, feito especialmente para este projeto tem estética expressiva e se torna o destaque do projeto, unindo forma e função. Eles trazem leveza e privacidade aos ambientes, sem impedir que a luz invada. Esses elementos vazados criam jogos de luz e sombra diferentes ao longo do dia, trazendo personalidade ao resultado.
Veja também
- Despojado e clean: apê de 240 m² em Ipanema esbanja charme
- Apê no Rio de 150 m² tem churrasqueira na cozinha e decor leve
Nos armários da cozinha, um tom de cinza quente traz aconchego e equilíbrio, a prateleira superior à bancada tem função para iluminar a área de trabalho à noite. O armário colorido traz cor e vida, organizando itens para o café da manhã próximos à bancada para refeições rápidas.
Ampla e com conexão com a área gourmet, a cozinha facilita o dia-a-dia, além de ter uma lousa em vidro leitoso para a família organizar seus afazeres ou até para os filhos desenharem.
No Espaço Gourmet, o destaque vai para a ilha de apoio à churrasqueira, toda em quartzo branco fosco e linhas retas, com nicho para horta que está sempre à mão. A continuação da ilha é a mesa, feita de marcenaria sob medida para acompanhar o desenho desse trecho da varanda, mais longilíneo.
Do outro lado da varanda, foi feita uma sala com lareira de biocombustível em quartzo também branco. Acima, o jardim vertical oculta um pilar no ambiente. O carrinho de chá foi herança de família e por isso ganhou local de destaque para dar um toque afetivo ao ambiente. “Depois de pronto, recebi uma mensagem da cliente dizendo que nunca imaginou que o lugar preferido dela seria a varanda.” Conta a arquiteta. “Fiquei muito feliz.”
No acesso à área íntima do apartamento, o escritório tem estantes que foram projetadas para organizar documentos, a impressora, aparelhos de rede e, claro, livros. Mantendo tudo no lugar, prático e funcional. A escolha da mesa ampla foi para que eventualmente ela pudesse ser compartilhada pelo casal.
Na suíte do casal, um painel ripado de madeira cobre toda parede da cama, com cabeceira estofada como destaque do quarto. Luminárias douradas iluminam delicadamente as mesas de cabeceira e criam um cenário agradável e relaxante. A varanda foi transformada em uma saleta de leitura, com poltrona confortável e apoio para livros.
Ainda no quarto do casal, a arquiteta também conseguiu incluir um closet dividido, a pedido da morada, bem como um armário exclusivo para bolsas e sapatos, deixando tudo muito organizado para o dia-a-dia.
O banheiro com bancada dupla recebeu revestimentos em tons claros e armários amadeirados. Uma peça especial em madeira natural foi desenhada para organizar toalhas e decoração atrás da porta.
No quarto do filho caçula, uma estante com nicho circular traz versatilidade para o espaço e possibilidades para despertar a criatividade do pequeno. Gavetões e prateleiras organizam e expõem os brinquedos e livros. O banheiro tem armários coloridos, combinando com as cores do quarto. A parede foi adesivada criando ideia de montanhas e horizontes, conforme o projeto.
No quarto do segundo filho, uma bancada para estudos com iluminação e prateleiras para organizar as coleções de legos e minecraft eram fundamentais. As cores estão na marcenaria e são vistas também na suíte, que tem revestimento degradê, deixando o espaço mais descolado.
Veja todas as fotos do projeto na galeria: