Casa Created with Sketch.

Projeto de reforma de apê de 200 m², no Rio tem integração criativa

Arquiteta Carmen Zaccaro assina projeto para um casal de advogados na faixa dos 40 anos, com dois filhos adolescentes

 (Juliano Colodeti/Casa.com.br)

Ambientes claros e acolhedores, muitas estantes e armários, madeira no piso e na marcenaria, um quarto confortável para cada filho e cozinha aberta para sala foram os principais pedidos do casal. O projeto assinado pela arquiteta Carmen Zaccaro, do escritório que leva seu nome, fica no Leblon, bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro e tem 200 m².

Foi uma reforma completa, em que todos os cômodos foram trabalhados pela arquiteta. A decoração é praticamente toda nova, exceto a mesa e as cadeiras de jantar, que já faziam parte do acervo dos moradores e foram mantidas.

O principal desafio foi a cozinha, que era muito escura, sem janela. A cliente queria integrá-la à sala, mas com a opção de a isolar, quando necessário. A arquiteta sugeriu então um painel de correr com brise articulado, mas manteve a porta de acesso à circulação íntima. O lavabo foi diminuído para aumentar a cozinha, a área dos quartos foi redefinida e o quarto do casal foi ampliado.

 (Juliano Colodeti/Casa.com.br)

Dividido em sala de estar e jantar, cozinha com copa integrada, lavabo, home office, suíte do casal, dois quartos (um para cada filho) e um banheiro compartilhado pelos adolescentes, o projeto tem uma decoração contemporânea e um detalhe especial: a marcenaria, presente em todo o apartamento, foi desenhada pela arquiteta.

 (Juliano Colodeti/Casa.com.br)

“A grande surpresa foi descobrir que a parede externa da sala tinha 40 cm de espessura, o que possibilitou criar uma grande estante embutida na alvenaria para abrigar livros e objetos de arte” conta Carmen, que optou por uma decoração e materiais com base neutra, com piso de madeira em todos os cômodos para criar uma unidade estética e aumentar a sensação de amplitude e com presença de cores mais vibrantes nos detalhes e de materiais naturais (como madeira, linho e algodão) para deixar os ambientes mais acolhedores.

Veja todas as fotos do projeto na galeria abaixo:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.