Apê de 160m² ganha área social contemporânea com toques de brasilidade
Os arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos criaram um espaço confortável e atemporal, com toques de cor nas obras de arte e mobiliário
Este apartamento de 160m² fica no Rio de Janeiro e já pertencia à moradora, mas ela o estava alugando enquanto morava em São Paulo. Com o retorno da família para a capital carioca, ela decidiu reformar o imóvel.
Para isso os arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos foram chamados para dar uma repaginada geral, em etapas. A primeira delas, que acaba de ser concluída, contemplou toda a área social, de 50m², sem alterações na planta original. “Basicamente, ela nos pediu uma sala confortável, espaçosa e prática, que pudesse ser bem aproveitada no dia a dia”, conta Ricardo.
Na decoração, alguns móveis do acervo da cliente foram aproveitados, como o sofá azul (que foi reformado), as duas poltronas próximas a ele, as cadeiras de jantar, a mesa de jantar e o gaveteiro alto atrás dela, encostado na parede. “Este gaveteiro é, na verdade, uma mapoteca antiga que pertenceu ao avô do ex-marido da cliente”, detalha Ricardo.
Entre as peças novas, os arquitetos priorizaram móveis amplos e confortáveis que não seguem modismos para que durassem bastante tempo. Entre as peças assinadas, eles destacam a mesa de centro C41 em aramado vazado (de Marcus Ferreira para a Carbono Design) e a estante de metal preto, também vazada, desenhada pelo próprio escritório especialmente para expor alguns objetos de valor afetivo da cliente e trazer mais vida ao ambiente.
No quesito “paleta de cores, materiais e acabamentos da área social”, o piso de porcelanato em formato grande, no padrão cimento, já existia e foi mantido. Os arquitetos revestiram a parede atrás da estante de tv com tijolinhos em tom terracota e pintaram as outras paredes com tinta branca.
“Nossa primeira proposta foi um projeto integralmente em tons claros, mas, como a cliente queria uma sala mais viva e alegre, acrescentamos cores na paleta, a exemplo do quadro na parede lateral da sala de tv, do artista escocês Michael Miller, que é cunhado da cliente e atualmente vive em Nova Iorque, e o quadro da artista Daniela Vignoli sobre o aparador de madeira, fixado na parede” relembra o arquiteto Ricardo.
Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!