5 plantas que vão fazer você se sentir mais feliz em casa

Além de decorar o ambiente da melhor forma, essas espécies purificam o ar, ajudam a diminuir o estresse e trazem energias positivas para dentro de casa

Por Jennifer Detlinger Atualizado em 27 out 2017, 14h52 - Publicado em 23 set 2017, 10h00

Não é preciso ser um botânico para saber que as plantas têm o poder de deixar qualquer ambiente ou pessoa mais feliz. Mas essas cinco plantas milagrosas são cientificamente comprovadas na missão de melhorar seu humor. A seguir, confira alguns tipos que podem ajudar a diminuir o estresse, limpar o ar até trazer memórias positivas e felizes.

Lavanda

Getty/Pure Wow

Por milhares de anos, esta erva bonita e florida tem sido usada medicinalmente para diminuir o estresse, aliviar dores de cabeça e de parto, prevenir insônia e auxiliar na depressão. Um estudo científico de 2009 descobriu que o perfume da lavanda tem efeitos tangíveis na redução das taxas de pulso cardíaco em estudantes de enfermagem em situações estressantes, por exemplo.

Aloe vera

Getty/Pure Wow

Conhecida como “a planta da imortalidade” pelos egípcios, esta planta era usada tradicionalmente pendurada sobre as portas para afastar os espíritos malignos. Do ponto de vista holístico, pensa-se que ela traz energia positiva para o lar. E, do aspecto científico, ela purifica o ar de agentes cancerígenos e emitem oxigênio durante a noite, ajudando-nos a dormir melhor. Um estudo também mostrou que a aloe vera melhorou a memória e reduziu a depressão em ratos.

Hera inglesa

Getty/Pure Wow

Cientistas da NASA consideraram esta planta trepadeira como a mais potente entre as purificadoras de ar para cultivar em casa. Elas são capazes de filtrar substâncias cancerígenas, como a poluição atmosférica ou fumaça de cigarros, além de criar um ambiente mais puro e fresco dentro de casa. O melhor de tudo? Elas também são muito fáceis de cuidar e não exigem muita água ou luz para prosperar.

Continua após a publicidade

Manjericão

Getty/Pure Wow

Além de suas lindas folhas e delicioso aroma, a planta queridinha de todos também contém grandes quantidades de um composto orgânico chamado linalol (que é comumente usado em aromaterapia). Uma equipe de cientistas japoneses realizou um estudo em ratos de laboratório que descobriu que a exposição ao linalol reduz a atividade de centenas de genes que normalmente entram em ação em situações estressantes.

Lírio-da-paz

Getty/Pure Wow

Com suas flores brancas e esculturais, essa planta é conhecida por remover efetivamente os esporos de mofo no ar e também neutralizar gases tóxicos como monóxido de carbono e formaldeído. Elas agem como um purificador orgânico do ar que pode deixar sua casa ainda mais confortável.

Fonte: PureWow

Veja também:

Continua após a publicidade

Publicidade