Casa Created with Sketch.

Stephan Doitschinoff apresenta exposição inédita em São Paulo

Autor de uma arte energética, o artista vai expor obras que refletem temas polêmicos e controversos do mundo atual

STILLS MARCHA AO CVLTO DO FVTVRV – IMMA.

STILLS MARCHA AO CVLTO DO FVTVRV – IMMA. (Aoife Herrity/Divulgação)

Você curte discussões sobre temas polêmicos e controversos? Gosta de arte e reflete sobre o universo onírico? Então se prepara, porque o artista brasileiro, que une tudo isso em suas obras, Stephan Doitschinoff, está prestes a apresentar uma exposição inédita em São Paulo.

A partir do dia 14 de agosto, a Janaína Torres Galeria será palco para a exposição “Estaremos aqui para sempre“. Reunindo um conjunto inédito de trabalhos produzidos por Doitschinoff nos últimos cinco anos, a mostra aborda reflexões acerca do colonialismo, da democracia, da pós-verdade e do papel das plantas psicoativas na sociedade atual.

PANOPTIC WAVE.

PANOPTIC WAVE. (Vitor Pickrsgill/Divulgação)

Com curadoria de Daniel Rangel, as obras evidenciam uma intensa pesquisa sobre a sociedade contemporâneaa partir de ícones e símbolos autorais e elementos de diversas culturas e religiões, como o catolicismo, a umbanda e o xamanismo.

“É uma obra com influências surrealistas, uma escrita visual carregada de informações criptografadas por uma literatura fantástica imagética acerca da contemporaneidade”, diz o curador, que vai participar de um bate-papo com o artista no dia 31 de agosto, das 16h às 18h, na Galeria.

STILLS MARCHA AO CVLTO DO FVTVRV – IMMA

STILLS MARCHA AO CVLTO DO FVTVRV – IMMA (Aoife Herrity/Divulgação)

Uma série de esculturas de ex-votos de parafina compõe a parte inédita desta exposição. Além do destaque Interventu (2017), uma instalação comissionada por Rachel Thomas – curadora do Museu de Arte Moderna da Irlanda (IMMA) –, os visitantes poderão também ver os livros nos quais foram esculpidas em relevo imagens de psicoativos, como o ayahuasca, o cogumelo Psilocibe cubensis, o cactos Peyote (Lophophora williamsii) e a planta Morning Glory (Ipomoea).

EX VOTOS.

EX VOTOS. (Stephan Doitschinoff/Divulgação)

“Plantas, fungos, extratos vegetais e animais com propriedades psicoativas estão profundamente arraigados às práticas espirituais, medicinais e ritos de passagem de povos nativos que tiveram sua população e sua cultura marginalizada, dando lugar à lei, à cultura e à tradição do conquistador”, pontua Doitschinoff.

A exposição traz ainda vídeo-performances, desenhos, pinturas e esculturas. Vai perder essa?


Serviço Stephan Doitschinoff – Estaremos Aqui Para Sempre

Onde?

Janaina Torres Galeria – Rua Joaquim Antunes, 177 / cj 11, Pinheiros

Quando?

De 15 de agosto até 5 de outubro de 2019

Horários:

De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 15h (nos dias 31 de agosto e 05 de outubro, das 14h às 18h)

Quanto?

Entrada gratuita

Telefone: (11) 3064-1507

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s