Casa Created with Sketch.

Volumetria e arquitetura moderna marcam a Casa dos Ventos, de Leo Romano

O projeto, localizado em Goiânia, tem linguagem arquitetônica que brinca com planos e volumes

 (Edgard César/Divulgação)

O arquiteto Leo Romano inovou no projeto desta residência de 500 m², em Goiânia (GO). Com uma arquitetura contemporânea – e, ao mesmo tempo, precisa – a casa apresenta duas caixas sobrepostas em sua estrutura, que resguardam as alas sociais e íntimas. 

O imóvel tem como alicerce o concreto armado e é envolvido por um biombo em vergalhão de aço, com materiais nobres de acabamento. 

 (Edgard César/Divulgação)

A Casa dos Ventos, como foi chamada, apresenta um espelho d’água que funciona como uma espécie de hall de acesso à casa. Foi este espaço, inclusive, o responsável pelo nome do projeto.

O biombo de vergalhão, que dá o fechamento visual da casa, ao lado do espelho d’água, faz barulho quando recebe um vento mais forte. Este som lembra um sino de ventos, anunciando a chegada da corrente de ar à residência.

 (Edgard César/Divulgação)

O projeto de interiores considerou o bem-estar em seu planejamento, usando materiais básicos, como o mármore branco claro, linho e algodão nas paredes e tapetes. O mobiliário, por sua vez, recebeu designs brasileiros, tanto na varanda quanto nas salas. Ele conta com peças de Oscar Niemeyer, Sergio Rodrigues, Etel e Jorge Zalszupin.

 (Edgard César/Divulgação)

O diferencial do projeto é, em primeiro lugar, a sua volumetria. Mas, além disso, a casa é simples, de fácil entendimento e age de forma a aproveitar a natureza em sua estética: os materiais usados (tanto os vergalhões, como os brises de madeira) possibilitam um filtro de luz muito bonitoAo final da tarde, quando o sol entra um pouco na residência, uma imagem rendada dessa luz é produzida no ambiente.

Confira em nossa galeria mais fotos da Casa dos Ventos:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s