Continua após publicidade

Casa em Alpes da Itália brinca com jogo de luz e sombra

Envolvida por ripas de larício e selada por vidro, a casa se configura como uma transição entre o construído e o natural

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 16h00 - Publicado em 15 jul 2019, 13h39
(Gianni Antoniali/Divulgação)

Em um projeto excêntrico e inovador, o estúdio italiano de arquitetura Geza envolveu uma casa com ripas de larício angulares que brincam com as sombras do sol.

A Z House, como é chamada, fica em uma íngreme encosta alpina na Itália (próxima a uma pequena cidade em Camporosso) e foi pensada para capturar vistas panorâmicas do vale e das montanhas ao redor.

(Gianni Antoniali/Divulgação)

As ripas de larício, que circundam a dupla estrutura, são responsáveis por impedir que a luz solar adentre as grandes seções de vidro ao fundo, além de garantir privacidade à residência.

“As lâminas de madeira têm orientações diferentes”, explicou o escritório. “Eles são rotacionados às vezes; o espaçamento não é constante. Abrem-se para, ao mesmo tempo, esconder e deixar ver”.

(Gianni Antoniali/Divulgação)

O projeto também teve como premissa facilitar a transição entre um contexto de construção para o da natureza, à medida que as pessoas se aproximam da casa e a atravessam para contemplar as montanhas.

(Gianni Antoniali/Divulgação)

Tanto uma passagem literal quanto uma natural conduzem a encosta da cidade abaixo à residência dramática de dois pavimentos, que domina a paisagem através de uma extremidade envidraçada. “A estrada sobe abruptamente, a casa se mostra de longe, depois se esconde e reaparece em uma perspectiva cênica de baixo, onde você pode sentir o tamanho total do edifício”, conta o estúdio.

Continua após a publicidade
Publicidade