Casa Created with Sketch.

Biblioteca com estantes sinuosas na China tem mais um milhão de livros

Parte de um complexo cultural na cidade de Tianjin, esta biblioteca municipal chama a atenção pelas curvas e níveis das estantes-passarelas

 (Ossip van Duivenbode/Casa.com.br)

As bibliotecas e livrarias costumam ser destinos turísticos interessantíssimos. O espaço que guarda as palavras de um povo ou uma nação é sempre carregado de emoção. E, é claro, costuma ser um prato cheio para as mais impactantes ideias dos arquitetos que a projetam. É o caso da Biblioteca Tianjin Binhai, na China, assinada pelo escritório MVRDV, em conjunto com profissionais do departamento de planejamento urbano da própria cidade de Tianjin. 

 (Ossip van Duivenbode/Casa.com.br)

Localizada em um espaço cultural na cidade, a biblioteca é imensa e abriga cerca de 1,2 milhão de livros. O que mais chama a atenção no projeto é que o edifício todo foi construído em torno de uma esfera que fica bem no centro. E é justamente de suas curvas que surgem as estantes sinuosas que também servem como passarelas e até espaços de descanso e leituras, em seus diversos níveis – repare como ela forma diferentes “andares” por meio de seu formato curvilíneo. 

 (Ossip van Duivenbode/Casa.com.br)

Visto de fora, o edifício passa a sensação de movimento, como se as grandes estantes e passarelas estivessem dançando por meio da iluminação – principalmente, ao cair da noite. Nos patamares mais baixos do edifício, ficam as áreas de serviço e o acervo privado. O prédio é todo conectado com as demais construções deste complexo cultural na cidade costeira de Tianjin. Vale destacar também que o projeto recebeu o rótulo de eficiência energética da China Green Star, com duas estrelas. O mais curioso? Elas construída em tempo recorde: foram apenas três anos para colocá-la de pé.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s