Casa Created with Sketch.

Belgas contornam lei e constroem escritório móvel em forma de ovo

O projeto inicial, após ser proibido pelo Conselho Local e suas regulamentações, transformou-se em uma estrutura que pode ser deslocada e considerada arte

 (Divulgação/Casa.com.br)

A empresa XfactorAgencies desejava um escritório que fosse extensão à casa onde funciona. Mas, quando o Conselho Local responsável por dar o aval à obra recebeu a proposta de projeto, achou-o estranho e prontamente negou qualquer expectativa de construção, alegando ser contra os regulamentos de edifícios.

No entanto, David Driesen, Tom Verschueren e Thomas Denturck, do escritório dmvA Architecten, não se deixaram abalar pelo obstáculo da lei e decidiram contorná-lo, transformando o ambiente em uma estrutura móvel, que também pode ser considerada uma instalação artística.

 (Divulgação/Casa.com.br)

O projeto inicial, que contava com três formas orgânicas em forma de ovo respeitosas à natureza (não usariam árvore na composição) e a estrutura triangular da casa, transformou-se em uma única unidade que abriga banheiro, cozinha, iluminação, cama e vários nichos de depósito.

Para torná-lo realidade, a construtora AD&S trabalhou por 18 meses. Os profissionais começaram construindo uma armação de madeira tensionada por tricô, que serviu de base para o poliéster. Em seguida, a estrutura – apelidada de Blob Vb3 – foi repetidamente polida e rebocada, enquanto os nichos eram formados através de um molde e empilhados.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Depois, o espaço entre a camada de poliéster e os nichos foi preenchida com isolamento de poliuretano, ao passo em que luzes vermelhas de LED foram inseridas nos espaços de depósito. No chão, por sua vez, foram criadas duas aberturas cobertas com vidro acetinado, a fim de esconder os bulbos de luz branca básicos.

Para fornecer suplementos básicos como águaeletricidade, a estrutura móvel funciona como uma caravana e apresenta uma conexão com a parte de fora da bolha.

 (Divulgação/Casa.com.br)

O trabalho intensivo resultou neste ovo de aparência suave, abrigando todos os itens e os espaços que alguém poderia precisar, com sua entrada capaz de ser aberta automaticamente, funcionando como uma espécie de alpendre.

Com o tamanho similar ao de uma grande caravana e podendo ser deslocado para qualquer lugar, o Blob Vb3 pode facilmente funcionar como um escritório, um quarto de hóspedes, uma recepção, uma casa de jardim ou qualquer outro ambiente.

Atualmente, a unidade móvel está exibida na Verbeke Foundation (Kemzeke, Bélgica), uma vez que o Conselho Local visitou o espaço após a construção e alertou os responsáveis a não a alocarem perto da casa, alegando que eles não aceitariam isto.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s