Biblioteca com estantes sinuosas na China tem mais um milhão de livros
Parte de um complexo cultural na cidade de Tianjin, esta biblioteca municipal chama a atenção pelas curvas e níveis das estantes-passarelas
As bibliotecas e livrarias costumam ser destinos turísticos interessantíssimos. O espaço que guarda as palavras de um povo ou uma nação é sempre carregado de emoção. E, é claro, costuma ser um prato cheio para as mais impactantes ideias dos arquitetos que a projetam. É o caso da Biblioteca Tianjin Binhai, na China, assinada pelo escritório MVRDV, em conjunto com profissionais do departamento de planejamento urbano da própria cidade de Tianjin.
Localizada em um espaço cultural na cidade, a biblioteca é imensa e abriga cerca de 1,2 milhão de livros. O que mais chama a atenção no projeto é que o edifício todo foi construído em torno de uma esfera que fica bem no centro. E é justamente de suas curvas que surgem as estantes sinuosas que também servem como passarelas e até espaços de descanso e leituras, em seus diversos níveis – repare como ela forma diferentes “andares” por meio de seu formato curvilíneo.
Visto de fora, o edifício passa a sensação de movimento, como se as grandes estantes e passarelas estivessem dançando por meio da iluminação – principalmente, ao cair da noite. Nos patamares mais baixos do edifício, ficam as áreas de serviço e o acervo privado. O prédio é todo conectado com as demais construções deste complexo cultural na cidade costeira de Tianjin. Vale destacar também que o projeto recebeu o rótulo de eficiência energética da China Green Star, com duas estrelas. O mais curioso? Elas construída em tempo recorde: foram apenas três anos para colocá-la de pé.