A “Casa no Deserto” é construída sem interferir na paisagem natural

O arquiteto Amey Kandalgaonkar criou um novo projeto sem modificar a paisagem, mantendo as formações rochosas naturais

Por Kym Souza 21 Maio 2020, 15h42
“Casa dentro de rocha”, de Amey Kandalgaonkar. Amey Kandalgaonkar/Reprodução

Já familiar com o conceito de criar casas sem interferir na natureza, o arquiteto Amey Kandalgaonkar adicionou a “Casa no Deserto” a sua lista. Projetos anteriores já trabalhavam a união da construção com o natural, como pode ser visto na “Casa Dentro da Pedra”, acima.

Reprodução/Designboom

O estilo de desenho de Kandalgaonkar é inspirado nas obras do arquiteto Lebbeus Woods e do artista conceitual Sparth. A intervenção arquitetônica em si reflete o tema da dualidade: a haste vertical da casa atua como um contraponto à formação rochosa.

Reprodução/Designboom

Ambos têm a mesma altura, mas um é a formação rochosa natural, esculpida ao longo de centenas de milhares de anos pela erosão eólica; e o outro é como uma nave alienígena de concreto, que pousou no cenário exótico.

Continua após a publicidade

Reprodução/Designboom

O braço curvo ao redor da formação rochosa se estende para preencher a lacuna entre as duas extremidades opostas e essa seção da ponte também possui espaços de estar da casa.

Reprodução/Designboom

A curva na construção é posicionada de forma a proteger a parte vulnerável da rocha exposta à erosão eólica e carrega as escadas de entrada principais para a casa.

Reprodução/Designboom
Continua após a publicidade

Publicidade