Casa Created with Sketch.

Arquitetura ficcional propõe casa de concreto emaranhado na China

A Rock House 3, como foi apelidada, sugere uma trajetória contínua e ininterrupta em meio a salas fechadas

 (Amey Kandalgaonkar/Divulgação)

Relação radical com o contexto em que se insere: é assim que se descreve a arquitetura ficcional de Amey Kandalgaonkar. O arquiteto e fotógrafo, que já projetou uma casa dentro de rochas na Arábia Saudita, agora propõe uma abordagem mais sensível em seu novo projeto.

A Rock House 3, como foi chamada, existe dentro de uma natureza quase intocada e se configura como uma massa de concreto elevada sobre pilotis. Como foi disposta, diminui seu impacto sobre as rochas do deserto abaixo dela.

 (Amey Kandalgaonkar/Divulgação)

Junto a sua relação com o ambiente natural, a Rock House 3 é caracterizada por sua condição circulatória direcional. As três maneiras de entender a organização incluem os espaços designados para circulação (corredor e escada), a sala enclausurada e a lógica paladiana das salas interconectadas que devem ser atravessadas.

 (Amey Kandalgaonkar/Divulgação)

O volume da casa, juntamente com a influência da elevada rede de estradas em Xangai, sugere uma trajetória contínua ininterrupta por salas fechadas.

Essa rota contínua é dividida em pontos de interseção, nos quais os interiores podem se abrir para um telhado adjacente que, de outra forma, seria atravessado por baixo.

 (Amey Kandalgaonkar/Divulgação)

Muitas dessas aberturas encaram pátios internos e não são facilmente percebidas quando vistas de fora, preservando a imagem do volume emaranhado. Diferente, não é?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s