Casa Created with Sketch.

A 5ª Bienal de Arquitetura de Tallinn começa esta semana na Estônia

O festival internacional, que possui cinco eventos principais, busca comemorar a experiência estética após quase 80 anos de preconceito cultural

“Temporal Environment”, por soma.

“Temporal Environment”, por soma. (Divulgação/Casa.com.br)

Com um vasto programa concebido para promover o diálogo, a multidisciplinaridade e a experimentação, a 5ª Bienal de Arquitetura de Tallinn (ou “The 5th Tallinn Architecture Biennale”) vai abrir suas portas nesta quarta-feira, dia 11 de setembro.

Dedicado ao tema Beauty Matters (em português, “A Beleza Importa”), o festival internacional é organizado pelo Centro de Arquitetura da Estônia e curado pelo Dr. Yael Reisner. O evento, apoiado pela ABB, comemora a experiência estética em arquitetura após quase 80 anos de preconceito cultural.

Steampunk: Gwyllim Jahn, Cameron Newnham (Fologram), Soomeen Hahm Design, Igor Pantic, Format Engineers.

Steampunk: Gwyllim Jahn, Cameron Newnham (Fologram), Soomeen Hahm Design, Igor Pantic, Format Engineers. (Andrew John Wit/Divulgação)

Seu programa oficial consiste em cinco eventos principais: uma exposição curatorial, um simpósio, uma exposição de competição visual, um programa de instalação e uma exposição das escolas internacionais de arquitetura.

De forma paralela, esses eventos serão enriquecidos por um programa-satélite composto por exposições, palestras, instalações, exibições de filmes arquitetônicos e outros eventos pela cidade; além do TAB Club, um centro de informações e um ponto de encontro no Tallinn Creative Hub Kultuurikatel.

“Interface”, por Space Popular.

“Interface”, por Space Popular. (Divulgação/Casa.com.br)

A exposição curatorial busca refletir sobre o conceito de beleza. “Aspirar à beleza visa a profundidade – o verdadeiro desafio da arquitetura, assim como é a poesia, a matemática ou a política”, afirma o curador principal.

“Os oito arquitetos convidados foram desafiados a desenhar um projeto, que é, ao mesmo tempo, local a Tallinn e global; um canal para a experiência emocional da beleza em um contexto urbano”, diz ele.

Os arquitetos envolvidos foram solicitados a propor um projeto focado na beleza através das lentes da habitação: The Open Cave, por Sou Fujimoto Architects (Japão); Augmented Nature por Elena Manferdini (EUA); The Venn Room, por Space Popular (Reino Unido); Tick, por KTA (Estônia); Beauty-Ful (l) Life, por Kadri Kerge (Estônia/EUA); Temporal Environment por soma (Áustria); TRANSOCCUPATION pelo MARCH studio (Austrália); e Growing Cities, por Barnaby Gunning Studio e Yael Reisner Studio (ambos do Reino Unido).

The Open Cave, por Sou Fujimoto Architects.

The Open Cave, por Sou Fujimoto Architects. (Divulgação/Casa.com.br)

O programa de instalação, por sua vez, consiste em uma exibição dos modelos criados pelos 12 finalistas do concurso Huts and Habitats, enquanto a instalação vencedora Steampunk, de Gwyllim Jahn, Cameron Newnham, Soomeen Hahm Design, Igor Pantic e Format Engineers foi construída na área verde para pedestres em frente ao Museu de Arquitetura da Estônia. O projeto será apresentado durante a Semana de Abertura do TAB 2019 e permanecerá em vigor até a próxima edição, em 2021.

Por fim, Terribly Beautiful (em português, “terrivelmente bonito”) foi o título escolhido para a exposição das escolas internacionais de arquitetura, que inclui os últimos trabalhos das instituições acadêmicas de maior prestígio do mundo.


Bienal de Arquitetura de Tallinn – TAB 2019 – “Beauty Matters”

Semana de abertura: 11 a 15 de setembro de 2019

Período do evento: 11 de setembro a 17 de novembro de 2019

Ingressos: aqui

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s