Casa Created with Sketch.

Sou Fujimoto, soma, TKA e mais na Bienal de Arquitertura de Tallinn

Em sua quinta edição, a TAB 2019 é pautada pelo tema “Beleza Importa”, com a ideia de aproximar arquitetos da pequena Estônia de grandes nomes estrangeiros

A arquiteta Yael Reisner é a curadora da Bienal de Arquitetura de Tallinn

A arquiteta Yael Reisner é a curadora da Bienal de Arquitetura de Tallinn (Divulgação/Casa.com.br)

Em setembro, Tallinn, capital da Estônia, recebe a quinta edição do festival de arquitetura da cidade, o Tallinn Architecture Biennale. Com o tema “Beleza Importa”, o TAB 2019 é organizado pelo Centro Estoniano de Arquitetura e tem curadoria da arquiteta Yael Reisner. A ideia do evento é aproximar arquitetos da pequena Estônia – o país europeu, banhado pelo mar Báltico, com pouco mais de um milhão de habitantes em seu território – de grandes nomes estrangeiros. 

O principal conceito da programação é de promover o diálogo, a multidisciplinaridade e a experimentação em uma sociedade completamente digital (todo o governo estoniano passou recentemente por uma transformação digital em seus processos) e em expansão dentro do cenário da União Europeia. A Bienal de Arquitetura de Tallinn é dividida em uma série de eventos simultâneos que celebram o global e o local. O principal deles é exibição da curadora, em que expõem a maioria dos arquitetos internacionais. 

Neste ano, os arquitetos são: Sou Fujimoto (Japão), Elena Manfredini (EUA), escritório Space Popular (Reino Unido), TKA (Estônia), Kadri Kerge (Estônia e EUA), soma (Áustria); MARCH studio (Austrália) e Barnaby Gunning Studio & Yael Reisner Studio (Reino Unido). Estes profissionais participantes foram convidados a exibir projetos desenhados para um ambiente urbano e global.  

“Aspirar à beleza é buscar a profundidade – o verdadeiro desafio na arquitetura, assim como na poesia, na matemática ou na política. Os oito arquitetos convidados foram desafiados a desenvolver um projeto que seja local tanto para Tallinn quanto para qualquer outra cidade do mundo. A ideia é criar um canal para a experiência emocional da beleza em um contexto urbano”, afirma Yael. 

Há também um simpósio, uma exposição do concurso Visão, a mostra do programa Instalação e uma feira de Escolas de Arquitetura Internacional. Paralelamente, ocorre também o Salão Satélite composto por mais exposições, palestras, instalações, exibição de filmes arquitetônicos. A Bienal fica completa com o TAB Club, um centro de informações e um ponto de encontro na Tallinn Creative Hub Kultuurikatel.

Tallinn Architecture Biennale TAB 2019 “Beauty Matters”

Quando: de 11 a 17 de setembro

Onde: Tallin, capital da Estônia 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s