Casa Created with Sketch.

7 construções arquitetônicas que lembram navios, barcos e veleiros

As embarcações serviram de inspiração para estes icônicos edifícios nacionais e internacionais

Nova sede do Porto de Antuérpia, projeto de Zaha Hadid Architects

Nova sede do Porto de Antuérpia, projeto de Zaha Hadid Architects (Reprodução/Helene Binet/ArchDaily)

Ao olharmos para uma construção, muitas vezes uma imagem nos vem à cabeça. Nem sempre a inspiração para um projeto é óbvia, as vezes ela mora nos detalhes e é um tanto quanto abstrata.

Os edifícios que listamos a seguir são de lugares, épocas e estilos diferentes, porém todos têm um ponto em comum: lembram embarcações de variados tipos, sejam elas navios, barcos ou veleiros. Alguns são mais sutis na referência, já outros nem tanto. Confira:

1 – Hotel Unique – São Paulo, Brasil

Hotel Unique, projeto de Ruy Ohtake

Hotel Unique, projeto de Ruy Ohtake (Reprodução/Casa.com.br)

Todos os roteiros arquitetônicos pela cidade de São Paulo incluem o icônico Hotel Unique. O arco invertido que parece estar suspenso no ar, repleto por aberturas circulares, em muito lembra o formato de um barco. A construção projetada por Ruy Ohtake é aclamada mundo afora – não poderia ser diferente, visto as curvas e empenas de concreto, a caixilharia e o revestimento em cobre. O hotel tem seis pavimentos no volume principal e 95 apartamentos, o projeto de interiores é assinado por João Armentano e o paisagismo por Gilberto Elkis.

2 – Blue Tree Premium Londrina – Paraná, Brasil

Blue Tree Premium Londrina, projeto de Domingos Donadio Souza

Blue Tree Premium Londrina, projeto de Domingos Donadio Souza (Reprodução/Casa.com.br)

Já faz algum tempo que um gigante veleiro em tons de azul se tornou um dos principais cartões postais arquitetônicos de Londrina, no Paraná. O edifício nada convencional leva assinatura do arquiteto Domingos Donadio Souza e abriga o hotel Blue Tree Premium Londrina, inaugurado em 2006. Com 11,5 mil m² de área construída, o local oferece 132 apartamentos – que vão da categoria standard até a luxo premier – e uma série de opções de lazer, incluindo piscina coberta, sauna e restaurante.

3 – Titanic Belfast – Belfast, Irlanda 

Titanic Belfast, projeto da CivicArts

Titanic Belfast, projeto da CivicArts (Reprodução/Titanic Belfast/Instagram)

Um museu inteirinho dedicado ao Titanic não poderia ter outro formato se não um barco. Erguido em terra firme, bem próximo ao estaleiro onde foi construído o transatlântico original – famoso pelo trágico naufrágio em 1912 -, o Titanic Belfast funciona como um memorial e tem a missão de contar e preservar a história desta lenda. O prédio demorou três anos para ficar pronto e foi inaugurado em 2012, no centenário do desastre marítimo. Segundo Eric Kuhne da CivicArts, empresa responsável pela execução do projeto, as quatro conchas pontiagudas e metálicas que formam a fachada foram inspiradas no design dos cascos das grandes embarcações.

4 – Nova sede do Porto – Antuérpia, Bélgica

Nova sede do Porto de Antuérpia, projeto de Zaha Hadid Architects

Nova sede do Porto de Antuérpia, projeto de Zaha Hadid Architects (Reprodução/Hufton+Crow/ArchDaily)

Um grande navio brilhante parece flutuar sobre um antigo edifício, a cena que parece fantasiosa é real e encanta visitantes desta cidade belga desde 2017. O bloco revestido por triângulos espelhados foi elaborado pelo Zaha Hadid Architects e abriga a nova sede do Porto de Antuérpia, que tem o segundo maior número de embarques da Europa todos os anos. Os espelhos fazem referência a fama do local, conhecido como “cidade dos diamantes”, entre cada um deles há painéis opacos que controlam a entrada de luz natural dentro do edifício.

5 – Chilehaus – Hamburgo, Alemanha

Chilehaus, projeto de Fritz Höger

Chilehaus, projeto de Fritz Höger (Reprodução/Welt/Arco Images/Casa.com.br)

Se você pensa que edifícios que parecem embarcações só começaram a surgir neste século, está enganado. Um dos exemplos mais marcantes do gênero foi erguido no início dos anos 1920, mais especificamente entre 1922 e 1924, projetado pelo arquiteto alemão Fritz Höger. O Chilehaus é um edifício comercial com dez andares, localizado em Hamburgo. Encomendado pelo magnata Henry B. Sloman – que fez fortuna com negociação de salitre no Chile, por isso o nome escolhido -, o prédio é um dos representantes do estilo expressionista na arquitetura. As linhas angulares na fachada são famosas por terem o formato da proa de um navio, a obra consumiu 4,8 milhões de tijolos escuros.

6 – Dockland Office Building – Hamburgo, Alemanha

Dockland Office Building, projeto de BRT Architekten

Dockland Office Building, projeto de BRT Architekten (Reprodução/Trover/William Keller/Casa.com.br)

Também em Hamburgo está localizado outro edifício que lembra bastante o formato de um navio, o Dockland Office Building. Inaugurado em 2006, o projeto do BRT Architekten funciona como edifício comercial e abriga uma série de escritórios. A construção na margem norte do rio Elba, em frente ao terminal de contêineres, fez parte do projeto de revitalização desta parte da cidade. O prédio, feito em aço e vidro, impressiona pela inclinação de 66 graus. No terraço, há um restaurante onde os visitantes podem apreciar uma bela vista.

7- Marina Bay Sands – Singapura

Marina Bay Sands, projeto de Las Vegas Sands em parceria com o arquiteto Moshe Safdie

Marina Bay Sands, projeto de Las Vegas Sands em parceria com o arquiteto Moshe Safdie (Reprodução/Casa.com.br)

Se nenhum dos prédios desta lista te impressionou, aposto que o Marina Bay Sands e o seu barco suspenso no alto de três torres irá conseguir. Situado em Singapura, uma cidade-estado entre a Indonésia e a Malásia, este conjunto de edifícios une o que há de mais moderno na engenharia. Além de parecer inacreditável só pelo visual, o complexo luxuoso ainda está localizado em uma região sujeita a abalos sísmicos e ao clima de monções, ou seja, é super resistente e tecnológico.

São quase 250 mil m² de área, 207 m de altura e 55 andares. No alto disso tudo, está a plataforma que liga as três torres, ela abriga piscinas com borda infinita e tem um skyline de tirar o fôlego. A estrutura em aço inoxidável é o segredo por trás da sustentação de todo esse volume.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s