Conheça esta casa na árvore em Bali
Construção de madeira a 4 metros do solo ficou pronta em 4 meses
Uma casa na árvore é o sonho de muita gente. Esta, em uma comunidade residencial em Bali, na Indonésia, é um protótipo do Stilt Studios, concebido para morar e trabalhar. Foi erguida basicamente com madeira de teca reciclada. Seus cerca de 70 m² oferecem conexão com a natureza e flexibilidade de espaços.
A estrutura pré-fabricada garantiu uma construção rápida, em que tudo ficou pronto em apenas quatro meses. Além disso, trata-se de uma edificação durável e ecológica (com baixa geração de resíduos e baixo impacto ambiental).
Veja também
- Casa de campo de 195 m² é um refúgio que se camufla entre as árvores
- Este hotel é uma casa na árvore do paraíso!
- Série “Aluga-se um Paraíso”: casas na árvore para desfrutar a natureza
A casa fica elevada a quatro metros do solo, em meio à copa das árvores e totalmente integrada à paisagem. Nem é preciso dizer que o resultado fornece um visual incrível de 360 graus. Além disso, o fato de estar distante do chão aumenta a proteção em relação ao impacto da alta umidade do ar.
Também por isso, garante mais tranquilidade frente às pragas, cupins e mosquitos, e ainda permite que plantas cresçam sob a casa, criando jardins e áreas de descanso.
Estrutura suspensa garante proteção e paisagem incrível
O princípio estrutural da casa consiste em um elemento central feito de quatro colunas verticais, reforçadas por uma escada (que dá acesso à área interna). Dessa forma, este elemento central suspende o teto e o plano do piso com cabos de aço firmes, estendidos a partir desse núcleo.
Assim, foi possível reduzir as peças construtivas de todo o edifício. Tal solução ainda permitiu criar fachadas delgadas com armações de janelas finas e painéis que não precisam carregar nada além de sua própria carga.
A grande cobertura em beiral fornece sombreamento à fachada nos horários mais quentes, mantendo a casa aberta à ventilação cruzada e à brisa fresca da região.
Já o jardim foi projetado e executado pela True Nature Nusantara, uma consultoria de paisagismo regenerativo sediada na cidade, especializada no uso de princípios da permacultura para criar paisagens comestíveis. Que tal, gostou?
* Via Stilt Studios e ArchDaily