Quem disse que concreto precisa ser cinza? 10 casas que provam o contrário

Conheça 10 projetos que deram cor ao material a partir de diferentes técnicas

Por Giuliana Capello Atualizado em 24 mar 2022, 22h11 - Publicado em 25 mar 2022, 19h00
Foto aérea mostra cinco casas em frente à praia, sendo a do meio com telhado rosa que se destaca entre as demais.
Richard Chivers/Dezeen

Apesar de muito associado a tons de cinza, o concreto usado na estrutura de casas, em especial nas fachadas, não precisa ficar restrito a essa paleta. Dependendo dos objetivos do projeto, é possível ganhar ludicidade, vivacidade e até um ar mais natural incorporando pigmentos ao concreto – que podem vir de origens diversas.

A seguir, selecionamos 10 ideias inspiradoras para você ampliar as possibilidades de uso desse material.

1. Concreto rosa na costa inglesa

Casa com telhado triangular e fachada rosa, com chaminé e aberturas em vidro, na praia.

Projeto de RX, a Seabreeze é uma casa de férias projetada para um casal com três filhos. Situada na praia de Camber Sands, em uma área de interesse ecológico, a ideia de pigmentar o concreto de microfibra durável surgiu com dois objetivos: suavizar o impacto da construção na paisagem e criar uma casa confortável e divertida.

2. Casa em concreto vermelho, na Noruega

Prédio com dois andares e fachada em concreto em tom vermelho e janelas quadradas de vidro, em paisagem com neve.
Sanden Hodnekvam Arkitekter/Dezeen

Na cidade de Lillehammer, o inusitado tom vermelho desta residência foi obtido a partir da adição de óxido de ferro à mistura do concreto. O projeto, do estúdio Sander+Hodnekvam Arkitekter, usou painéis de concreto pré-fabricados, que ainda deram à fachada um padrão geométrico.

3. Casas de luxo em Portugal

Casa de luxo com piscina tem fachada em tom de ferrugem e céu azul ao fundo.
RCR Arquitectes/Dezeen

Desenhadas pelo estúdio catalão RCR Arquitectes, vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura, estas casas foram construídas numa estância balneária na região de Algarve, Portugal, a partir de planos sobrepostos de betão vermelho pigmentado.

4. Casa P, na França

Casa semienterrada em paisagem bucólica de floresta tem fachada em tom de areia.
Jérôme Ricolleau/Dezeen

Semienterrada, a casa em Saint-Cyr-au-d’Or foi construída com concreto tingido com ocre. O resultado foi alcançado por meio de uma produção especial, em que o material passou por vibração manual para liberar bolhas de ar e adquirir um acabamento espesso e imperfeito. A casa foi um experimento do escritório Tectoniques, especializado em construções de madeira.

Veja também

5. Casa de praia no México

Casa com fachada em tom de terra, com mulher abrindo porta de correr e palmeira alta à frente.
Mauricio Guerrero/Dezeen
Continua após a publicidade

As casas do Mazul Beachfront Villas, projeto do estúdio Revolution, foram construídas com uma combinação de tijolos ásperos e concreto vermelho liso, obtido através de um pigmento colorido com o tom do terreno arenoso do local. Situado na costa de Oaxaca, de frente para o Oceano Pacífico, as casas receberam o prêmio de casa rural do ano no Dezeen Awards 2021.

6. Casa de férias no México

Paisagem desértica do México com casa que tem fachada em tom de terra natural, arcos, uma janela redonda e abóbada.
Miguel Angel Vazquez Calanchini/Dezeen

A Casa Calafia, na Baja California Sur, México, recebeu concreto em um tom avermelhado de terra, alcançado com a adição de pigmentos naturais. O projeto da RED Arquitectos foi feito para ser uma casa de férias para um casal que mora nos EUA.

7. Casa rústica na Irlanda

Casa com fachada que lembra um celeiro, com tom de aço corrugado, ao lado de outra casa pintada de branco com telhado vermelho.
Paul Tierney/Dezeen

No condado irlandês de Kerry, o escritório de arquitetura Urban Agency usou pó de óxido de ferro na massa do concreto desta casa de campo tradicional, resultando em uma cor enferrujada. A solução foi pensada para imitar os celeiros de aço corrugado que são comuns na região.

8. Casa branca, na Polônia

Foto aérea mostra estrada de concreto branco em meio à paisagem verde, com uma casa inteira na cor branca.
Olo Studio/Dezeen

O estúdio KWK Promes projetou a House on the Road em concreto branco para parecer que surgiu da sinuosa estrada no mesmo tom que atravessa o local.

9. Casa na zona rural, Austrália

Casa com fachada toda preta com ripado de madeira, grama verde e céu cinza.
Ben Hosking/Dezeen

Projeto do escritório de arquitetura Edition Office, a Federal House recebeu concreto pigmentado de preto e ripas de madeira. Escavada em uma encosta na zona rural de Nova Gales do Sul, a casa torna-se discreta na paisagem.

10. Casa de férias em parque nacional, México

Casa com fachada em linhas retas e tom de terra natural, aberturas em vidro e iluminação amarelada, ao entardecer.
Paco Álvarez/Dezeen

O OAX Arquitectos projetaram a Casa Majalca no Parque Nacional Cumbres de Majalca. Aqui, o concreto em tom terroso é resultado do trabalho de artesãos locais contratados para produzir formas de concreto irregulares e de aparência natural. Misturada à terra, a cor remete ao passado cultural dos sítios arqueológicos de Paquimé e Casas Grandes.

*Via Dezeen

Continua após a publicidade

Publicidade