Arquitetura caipira inspira residência no interior paulista
História da cidade baseou projeto com orçamento enxuto, pátio central e memórias afetivas
Pousar no terreno com respeito pela história do lugar, estabelecendo um vínculo com a atmosfera remota que paira na cidade de São José do Barreiro, no Vale Histórico Paulista, foi o mote deste projeto do escritório Vão.
Conversas com vizinhos e visitas a pontos importantes da cidade – como a praça central, o Cine Theatro São José e a Fazenda Pau D’alho – trouxeram o desejo de criar um diálogo silencioso e subjetivo entre a casa e a cidade.
Uma típica casa caipira paulista surge também a partir de redescobertas feitas no jardim existente, o único lote até então não construído da área central da cidade e com plantas ornamentais e frutíferas que foram cultivadas pela mãe da cliente na época em que o terreno era usado como quintal da casa da família.
Havia ainda uma questão mais pragmática: a casa deveria ser viabilizada em um orçamento enxuto (R$ 1.000/m²) e com uma arquitetura passível de incorporar os muitos conhecimentos construtivos tradicionais resguardados pelos construtores locais.
Esses patrimônios todos foram considerados, inclusive a grande mangueira centralizada no pátio criado entre os dois blocos construídos.