Casa Created with Sketch.

Quarto versátil: decoração da infância à adolescência

A arquiteta Roberta Iervolino dá dicas para que o quarto possa acompanhar a criança em todas as fases

Quarto infantil Os elementos do quarto infantil, como papel de parede, roupas de cama e tapetes, podem ser trocados quando seu filho chega à adolescência

Os elementos do quarto infantil, como papel de parede, roupas de cama e tapetes, podem ser trocados quando seu filho chega à adolescência (Projeto da Figa Arquitetura e foto de Thiago Travesso/Casa.com.br)

Quando os filhos são pequenos, escolher a decoração do quarto é uma tarefa divertida. O desafio real é como adaptar o espaço depois que eles crescem, tirando o aspecto infantil e dando uma cara nova ao dormitório dos adolescentes. Para quem não quer construir um quarto definitivo para o bebê, por exemplo, há algumas soluções modernas, como o aluguel de móveis.

Mas, se você deseja montar um quarto que vai acompanhar o seu filho até a adolescência, também é possível, e, por isso, trouxemos algumas dicas da arquiteta Roberta Iervolino, da Figa Arquitetura.

A idade importa

Quarto infantil

 (Projeto da Figa Arquitetura e foto de Thiago Travesso/Casa.com.br)

Antes de tudo, é preciso considerar a idade de quem irá dormir no quarto. Isso define quais as necessidades do espaço: para o bebê, por exemplo, um berço, cômoda e poltrona de amamentação, e, para a criança e adolescente, um espaço para brincar e estudar. “Quando as crianças passam do primeiro ano de vida, já podemos trazer a cama, uma estante para brinquedos e outras referências lúdicas”, indica a arquiteta.

Na altura certa

Quarto infantil

 (Projeto da Figa Arquitetura e foto de Thiago Travesso/Casa.com.br)

As medidas também devem ser pensadas com cautela. Os móveis do quarto, por exemplo, devem ser acessíveis às crianças para evitar quedas. “Por conta de sua altura mais rente ao chão, a cama montessoriana é ótima para as crianças menores. Já a bicama pode ser boa para quartos divididos ou aquele dia de receber o amigo que vai passar a noite na sua casa”, sugere Roberta. No caso da bicama, ela pode ser usada da infância à adolescência. Em espaços pequenos, uma cama box pode ser útil para guardar brinquedos, e, mais tarde, itens como sapatos e materiais escolares.

Elementos de personalidade

As cores e estampas deixam o ambiente alegre e com a cara do dono. Quadros, paredes — sejam com pintura, papel de parede ou adesivos — roupas de cama, tapete e cortinas podem ser trocados conforme a mudança de personalidade e gosto pessoal. Ou seja, você pode, de forma fácil, tirar o aspecto de um quarto infantil e transformá-lo em um mais “maduro” apenas fazendo essas trocas. “Os elementos geométricos costumam fazer muito sucesso independentemente da idade”, conta.

Móveis versáteis

Quarto infantil

 (Projeto da Figa Arquitetura e foto de Thiago Travesso/Casa.com.br)

Prateleiras e nichos podem ser decorados com pelúcias e brinquedos da criança, e, quando ela chegar à adolescência, eles podem ser trocados por livros e outros objetos que representem a nova fase.

Segurança é fundamental

Quando falamos de segurança, é importante também colocar grades na cama para os menores, assim como telas nas janelas, estantes fixas nas paredes, tampar tomadas e arredondar cantos de móveis. Ao longo dos anos, você pode remover esses itens sem danificar o quarto.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s