Casa Created with Sketch.

Quarto infantil: como criar um ambiente para durar até a adolescência

Uma decoração versátil pode agradar o jovem morador em várias fases da vida

Os móveis e a paleta de cores do quarto do bebê permaneceram os mesmos com o crescimento da criança. A cabeceira foi removida para trazer uma nova atmosfera ao espaço.

Os móveis e a paleta de cores do quarto do bebê permaneceram os mesmos com o crescimento da criança. A cabeceira foi removida para trazer uma nova atmosfera ao espaço. (Styling de Vanessa Nouwens e fotos de Wendy Fenwick/Casa.com.br)

Comprar móveis duráveis para o quarto do bebê pode te trazer uma questão: como adaptar este ambiente para a futura criança e adolescente que viverão no espaço? Afinal, a decoração ao longo dos anos pode ser atualizada, de acordo com o gosto pessoal do pequeno morador. Há estratégias para quem quer fazer com que o quarto infantil possa se adaptar ao longo dos anos. Confira!

 

Paleta de cores

Montar o quarto do bebê com cores neutras facilita o acréscimo de objetos decorativos posteriormente — o colorido, aliás, fica por conta deles e de peças fáceis de serem trocadas, como tapetes, cortinas e roupas de cama. Com as técnicas de cromoterapia, você pode escolher ainda uma paleta que inspire aconchego e criatividade.

 

Nichos e prateleiras

Os objetos decorativos deste móvel com nichos podem ser trocados conforme a personalidade de cada fase do seu filho

Os objetos decorativos deste móvel com nichos podem ser trocados conforme a personalidade de cada fase do seu filho (Pinterest/Casa.com.br)

Estantes, nichos e prateleiras podem abrigar os ornamentos decorativos, como brinquedos e livros. Eles tornam fácil a tarefa de dar uma cara nova ao quarto, afinal, basta trocar os itens infantis pelos do adolescente. Baús também podem ser úteis para guardar os brinquedos, e, posteriormente, roupas de cama ou outros pertences do jovem morador. 

 

Mesa de estudos

O que não muda entre a infância e a adolescência é a necessidade de um espaço próprio para fazer as tarefas da escola. Neste caso, avalie se vale a pena investir em um móvel planejado ou de alto custo, pois com o tempo será necessário colocar uma mesa e cadeira mais altas para o adolescente.

O cantinho da leitura com pufe para a criança pode posteriormente ganhar uma mesa e cadeira para os estudos do adolescente

O cantinho da leitura com pufe para a criança pode posteriormente ganhar uma mesa e cadeira para os estudos do adolescente (Pinterest/Casa.com.br)

Móveis

Há berços para bebê com altura ajustável que podem acompanhar o seu filho nos primeiros anos de vida. No caso das camas, a troca do cobre leito e da cabeceira são opções para inovar na decoração. Mesas de cabeceira também são ótimas para apoiar e guardar objetos do cotidiano em qualquer fase. 

 

Decoração das paredes

Adesivos de parede, pôsteres, tapetes e roupas de cama são elementos fáceis de serem trocados para trazer novas cores ao quarto

Adesivos de parede, pôsteres, tapetes e roupas de cama são elementos fáceis de serem trocados para trazer novas cores ao quarto (Mooui/Casa.com.br)

Pôsteres, quadros e adesivos de parede são objetos fáceis de trocar e que podem transmitir a personalidade do dono do quarto. Essas mudanças, inclusive, podem ter a participação da criança ou adolescente. Desde o momento da escolha do que entra no cômodo até a aplicação são oportunidades para criar um momento lúdico e de união entre pais e filhos. 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.