Casa Created with Sketch.

Cromoterapia: ideias para escolher cores para cada ambiente

Dicas para estimular sensações por meio de uma paleta harmônica para cada espaço

Você já ouviu dizer que alguns restaurantes são pintados nas cores vermelha e amarela para estimular o apetite dos clientes? Isso é verdade e é explicado com o conceito da cromoterapia, que também pode ser aplicado na sua casa para alcançar diversos benefícios. Na decoração, a cromoterapia tem como missão usar as cores para tratar questões físicas e emocionais dos moradores. Porque, como se sabe, as cores, além de embelezar os espaços, são muito sensoriais.

Acredita-se que as cores podem inspirar diversos sentimentos nas pessoas. Por isso, a escolha cuidadosa da paleta de um ambiente é fundamental para que você alinhe a função do espaço ao objetivo de quem irá viver nele. 

 (Casalille/Casadeco/Casa.com.br)

Entre os itens decorativos que podem te ajudar nesse momento, estão os revestimentos, painéis e papéis de parede. Esta demanda foi percebida pela importadora e distribuidora Casalille, que há três anos relaciona os conceitos de cromoterapia aos produtos de grifes europeias como Casamance, Casadeco, Camengo e Misia — esta última, inspirada em uma das amigas de Coco Chanel.

Para sugerir o uso aos clientes, a empresa utiliza livros e publicações como referência. “Um dos pedidos que fizemos foi de um escritório de contabilidade. A princípio, o dono queria usar cores sóbrias na decoração, mas conseguimos convencê-lo a usar o amarelo em tom pastel. Deu super certo, porque depois ele percebeu que os funcionários ficaram mais felizes, criativos e comunicativos”, conta uma das fundadoras da Casalille, Meire Costa. 

Confira algumas indicações da Casalille para usar a cromoterapia nos ambientes:

Vermelho

Pessoas tímidas que querem ser mais extrovertidas podem usar esta cor quente, pois ela inspira coragem e força de vontade. Cuidado, porém, com excessos, pois o vermelho na decoração também pode causar nervosismo e ansiedade. 

 

Tons pastel

 (Casalille/Casadeco/Casa.com.br)

Em lugares que podem ser estressantes, como escritórios, os tons pastel são indicados para trazer aconchego, paz e serenidade. Meire indica o azul, amarelo e rosa em tonalidades suaves.

 (Casalille/Casadeco/Casa.com.br)

Essas cores também podem ser usadas em quartos, especialmente o das crianças. “Os desenhos e estampas suaves ficam bacanas na decoração, mas não os relacionados à personagens de televisão, para não estimular as crianças a passar muito tempo em frente ao aparelho”, indica Meire. Ela conta que os pequenos moradores podem sentir-se mais tranquilos e criativos dormindo em ambientes com tons pastel.

 

Amarelo e laranja

 (Casalille/Casadeco/Casa.com.br)

Indicados para salas de almoço e jantar, restaurantes, bares e cozinhas, pois abrem o apetite e estimulam a comunicação e criatividade. 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.