6 dicas para montar o seu canto da leitura

Confira como decorar o espaço para torná-lo mais aconchegante

Por Larissa Faria 9 nov 2020, 18h22
Shopee/Casa.com.br

Muitas vezes, os projetos de cantinhos da leitura são montados apenas para as crianças. Mas é claro que os adultos também podem ter um espaço assim para relaxar em casa enquanto concentram-se nas histórias literárias.

Pensando nisso, reunimos seis dicas para você montar o seu canto da leitura em casa. Confira:

Sofá ou poltrona de leitura

Pinterest/Casa.com.br

O assento é o principal elemento, que pode ser inclusive o canto preferido do sofá. Mas, se tiver espaço, vale investir em uma poltrona (que pode ser do tipo namoradeira, caso queira esticar as pernas) ou pufe — tomando sempre cuidado com a postura e altura do encosto se você fica muitas horas por dia no lugar. Mamães podem reaproveitar a poltrona de amamentação, que costuma ser bem confortável, para este uso.

 

Iluminação

Reprodução/Design Mag/Casa.com.br

A melhor iluminação sempre será a natural, então o recomendável é montar o seu cantinho da leitura perto de uma janela ou na varanda, por exemplo. A noite, luzes diretas e amareladas podem ser úteis. Confira qual é a lâmpada certa para cada ambiente.

Continua após a publicidade

 

Manta e mesinha

As mantas nos sofás e poltronas estão entre os principais elementos da decoração com estilo escandinavo. No inverno, as de lã são versáteis para te aquecer durante a leitura. Colocando uma mesinha por perto, você terá um apoio para a caneca de chá ou café. 

 

Onde colocar os livros?

Leroy Merlin/Casa.com.br

Em apartamentos pequenos, aproveite o espaço aéreo para instalar nichos e prateleiras com estrutura reforçada para suportar o peso dos livros. Em lugares amplos, estantes com nichos podem reunir livros e objetos decorativos, sendo encostadas na parede ou instaladas de maneira a separar os ambientes. Veja algumas dicas de organização para apaixonados por livros.

 

Silêncio e conforto térmico

Além de tornarem o ambiente mais aconchegante, os sofás com almofadas, cortinas e tapetes podem impactar positivamente também no isolamento acústico do cômodo. A vantagem é que, quando der vontade de mudar a decoração, basta trocar as capas das almofadas e a manta da poltrona para dar uma “cara nova” ao cantinho. Dica: os tons pastel transmitem paz e serenidade!

Continua após a publicidade

Publicidade