Home office: como decorar o ambiente das videochamadas

Melhore a sua produtividade e bem-estar no seu escritório em casa com essas dicas de decoração e ergonomia

Por Larissa Faria 24 nov 2020, 16h44

Com a pandemia de Covid-19, algumas empresas começaram a trabalhar em esquema de home office. A casa logo transformou-se também no escritório e sala de reunião de muitas pessoas, o que trouxe a necessidade de criar um ambiente adequado e ergonômico para trabalhar e fazer chamadas de vídeo. 

Unsplash/Collov Home Design/Casa.com.br

Uma das preocupações que surgiram com esta rotina é como decorar o ambiente em que você está para transmitir as mensagens que o seu trabalho exige, como seriedade? Este questionamento chamou a atenção da ArqExpress, startup de arquitetura e decoração que entrega projetos de maneira rápida.

“Na pandemia, as pessoas estão buscando transformações que possam ser feitas com a família dentro de casa, com custo acessível e sem grandes obras”, conta a arquiteta e CEO da ArqExpress, Renata Pocztaruk.

Ela reuniu algumas dicas para quem quer montar um canto especial para trabalhar, indo além da mesa e cadeira. “Essas mudanças são fundamentais, porque podem interferir inclusive na produtividade do trabalho”, conta. Os conceitos de neuroarquitetura também podem ajudar neste momento.

Confira como montar um cenário para as suas reuniões online:

Iluminação para o escritório

Segundo Renata, as lâmpadas quentes trazem uma atmosfera acolhedora, enquanto as frias têm a proposta de “acordar” quem está no ambiente – e, por isso, as mais indicadas para o home office são as luzes do tipo neutra ou fria. “Uma boa dica é ter uma iluminação direta sobre a bancada de trabalho. Especialmente se for com lâmpadas de LED, pois elas têm baixo consumo e alta capacidade de luminância”, explica.

Continua após a publicidade

Cores e decoração para o ambiente de trabalho

Laranja e amarelo são indicados para a decoração, pois estimulam a criatividade Pinterest/Casa.com.br

Cores neutras e um fundo sem poluição visual são os principais elementos para o cenário. Renata indica cores como amarelo e laranja nos objetos decorativos para estimular a criatividade. “Por se tratar de um ambiente que precisa ser um pouco mais corporativo, a decoração precisa ser harmoniosa e funcional. Além disso, plantas e quadros podem dar vida e alegria para o espaço”, recomenda. Confira mais dicas para estimular sensações por meio de uma paleta de cores funcional.

Cadeira ideal e altura correta dos móveis 

Um ambiente bem decorado pode dividir os espaços sociais da casa com o cantinho de trabalho Pinterest/Casa.com.br

O rendimento no trabalho pode ser prejudicado caso a ergonomia do ambiente não seja adequada. “Indicamos o uso das bancadas com 50 centímetros para quem usa laptop e 60 centímetros para quem usa desktop. Se você usa mais de um monitor, entre 60 e 70 centímetros é uma medida perfeita. Pense sempre na saída dos cabos da mesa e como é o alcance dela até a tomada, assim como a iluminação”. Veja também qual é a cadeira indicada para quem trabalha muitas horas no computador.

 

Continua após a publicidade

Publicidade