Casa Created with Sketch.

Home office: 7 dicas para tornar o trabalho em casa mais produtivo

Algumas soluções simples de decoração e organização podem trazer mais foco para o seu dia

Um home office eficiente pode aumentar a sua produtividade no trabalho e impactar positivamente o seu dia. Por causa da pandemia de Covid-19, muitas empresas dispensaram os funcionários do escritório para trabalharem em casa – e isso pode estar ajudando o meio ambiente. Os autônomos que já conviviam nesse esquema sabem que dividir os ambientes de descanso e trabalho pode ser um desafio. Mas, algumas dicas e medidas simples podem melhorar a rotina do seu escritório em casa.

 (Unsplash/Alexa Williams/Casa.com.br)

Confira 7 dicas para aumentar a produtividade no home office:

1. Tenha um espaço para trabalhar

Preferencialmente, tenha um ambiente fechado (com portas ou divisórias) especialmente para trabalhar. Afinal, sem o deslocamento até o escritório da empresa e o convívio com os colegas, nem sempre é fácil para o corpo e a mente entenderem que é hora de desligar a atenção para a casa e focar nas tarefas de trabalho. Por isso, evite também trabalhar no mesmo lugar que você descansa, como o quarto e a cama.

 

2. Móveis e equipamentos ergonômicos

A longo prazo, usar mesa e cadeira de jantar como espaços de trabalho, por exemplo, pode te causar problemas na coluna. É fundamental ter equipamentos ergonômicos para trabalhar, como mesa e cadeira adequadas, suportes para os pés e um monitor na altura certa.

3. Vista-se para o trabalho

Da mesma maneira que não é recomendável trabalhar de pijama, não é preciso vestir roupas sociais e sofisticadas que vão te dar trabalho depois para passar com o ferro. Caso seu cargo permita, vista-se com um look meio termo, ou seja: que te dê conforto ao mesmo tempo que faça o seu corpo entender que aquele é o momento de trabalhar. Cuidado com partes de baixo da roupa também, porque você pode se distrair em uma reunião por vídeo e acabar aparecendo com pijama.

 

4. Planejamento e organização

 (Unsplash/Emma Matthews/Casa.com.br)

Tenha em mente as tarefas que você precisa realizar e deixe-as à sua vista da maneira como achar mais prático. Alguns exemplos são agendas virtuais, planners impressos, folhas de papel adesivo (que você pode colocar no computador ou parede sem danificá-los) e lousas. O importante é que você consiga visualizar facilmente o que tem a fazer no dia ou semana e possa ir riscando o que já foi concluído.

5. Cromoterapia

Tons pastel como o amarelo podem inspirar a criatividade, comunicação e alegria no ambiente de trabalho. Confira mais sete cores que influenciam na produtividade e como aplicar a cromoterapia em diversos ambientes da casa.

 

6. Iluminação

O projeto luminotécnico é uma das partes mais importantes da montagem de um espaço. Confira os tons de luz e os tipos de lustres indicados para o escritório. A lâmpada de LED é uma das mais econômicas e, por isso, recomendada para cômodos que ficam com as luzes ligadas por muitas horas.

 

7. Neuroarquitetura

 (Unsplash/Hutomo Abrianto/Casa.com.br)

Se possível, sente-se próximo à janela com vista para uma área verde, como um jardim ou copas de árvores — de acordo com a neuroarquitetura, a proximidade com a natureza impacta positivamente nosso humor. Você também pode causar esta sensação de bem-estar com plantas e flores no ambiente. A janela também auxilia na ventilação e iluminação naturais.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.