Casa Created with Sketch.

Desmotivado com a organização? Estas 5 dicas de Marie Kondo vão ajudar

A rainha do método KonMari explica como manter a casa em ordem (e repleta de alegria), mesmo quando você se sente preguiçoso e desmotivado

Rainha da organização e do “destralhamento”, Marie Kondo sabe como incentivar qualquer um a fazer uma boa limpeza em casa – e até entrar na onda do minimalismo, com menos bens materiais e mais alegria no dia a dia. Mas como entrar nessa vibe quando você se sente absolutamente desmotivado?

Se, “encontrar a alegria” nas coisas fica muito complicado para você em um momento difícil, essas dicas da própria precursora do método KonMari podem ser a solução:

1.Aposte no toque

Para buscar a alegria, você precisa ter algum contato com o item em questão. Por exemplo, escolha três itens (podem ser peças de roupa ou de decoração), que te façam feliz de alguma forma. Agora, compare a sensação que você tem ao tocar essas coisas, com outras três. Fazer esse exercício (e limitar o tempo de toque a três minutos, no máximo), ajuda a criar um balizador mais claro sobre o que você realmente gosta e o que, talvez, pode ser descartado.

2.Faça elogios

Mas e quando o item em questão é algo super entediante, como um controle remoto? Marie conta para a Elle Decor que a maneira mais fácil de mudar essa visão, relacionada a coisas que são essenciais para o dia a dia, mas não geram alegria, é usando elogios. É isso mesmo. Por mais loucura que pareça, lembre-se de elogiar os objetos pelas funções que eles cumprem na sua rotina. Por exemplo, você pode dizer para o controle remoto: “Obrigada por ajudar a minha família durante um momento juntos”, algo que reconheça a importância daquele item. Pode soar loucura, mas essa é uma maneira de incorporar a alegria que Marie tanto fala em peças essenciais do dia a dia, que são 100% rotineiras.

3.Ensine pela demonstração

Se você vive com mais pessoas, como filhos pequenos, irmãos ou pais, pode acontecer de essas pessoas terem o costume de desfazer o seu trabalho de organização. Com isso, o máximo que você pode fazer é ensinar por demonstração. Mostre o quanto você gosta de dobrar as roupas depois de lavadas, de guardar as coisas no lugar, de cuidar com carinho das louças… Principalmente para as crianças, essa é uma maneira de fazê-las entender como essa organização gera um lugar de conforto e menos estresse no ambiente familiar.

Veja também

4.Entenda a importância da sensação de alegria

Num mundo tão cheio de caos e conflito, manter a casa organizada parece pequeno. Porém, ter por perto coisas que te dão alegria e um sistema que mantém a casa organizada e mais confortável para todos reflete apenas uma sensação interna sua. “Escolha apenas os itens que te trazem alegria, e crie o hábito de cuidar deles com carinho. Quando você se mantém cercado de coisas que te fazem feliz, você consegue manter um equilíbrio em casa”.

5.Recomece de onde parou

Já começou o método KonMari uma vez, mas parou no meio? Não se culpe por isso, apenas recomece de onde parou. O recomendado é fazer o processo todo de uma vez, para manter a sensação de alegria contínua – e, se pegar o processo na metade pareça complicado, com uma dificuldade de voltar ao ritmo anterior, você pode sempre começar do zero. O mais importante é buscar essa sensação de paz e equilíbrio e criar um ambiente que faça com que você se sinta bem.

 

Siga Casa.com.br no Instagram

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s