Dicas para colocar o minimalismo em prática quando você é maximalista

Se você ama cores, estampas e uma casa cheia, saiba que é possível implementar o minimalismo aos poucos nos ambientes, sem abrir mão disso

Por Marcela De Mingo 20 jun 2018, 14h51

Mesmo que você ame estampas, muitas cores e itens decoração por todos os lados, já ficou claro que manter um estilo minimalista em casa tem muitas vantagens. Não necessariamente você precisa abrir mão de tudo o que gosta para ter só um colchão no quarto e um sofá na sala, mas você pode começar a priorizar algumas coisas para colocar um pouco mais dessa filosofia no seu dia a dia.

Como? Simples, você pode seguir as dicas abaixo e começar a aderir a um estilo de vida minimalista, mesmo sendo maximalista, e sem precisar tirar de vista o que deixa a sua casa com cara de lar. Vale lembrar que não existe um jeito certo de ser minimalista, é muito mais uma questão de você conseguir elencar o que é mais importante para o você e o que é excesso.

1.Mantenha bancadas arrumadas

Pode parecer sem sentido, mas uma boa forma de começar é prestar atenção nas bancadas que você tem em casa. Seja a escrivaninha onde você trabalha ou a bancada da cozinha, tente deixar à vista apenas o que você, de fato, precisa. Tudo bem ser maximalista, mas lembre-se que uma forma de tornar o seu ambiente mais funcional é, justamente, cuidando dos lugares que você mais usa. Deixe nessas superfícies apenas o que é indispensável.

https://www.instagram.com/p/Bjyvjlihwyr/?taken-by=vivyapp

2.Tenha móveis neutros

Ok, então você não é minimalista em essência, mas isso não significa que não pode começar a levar alguns elementos mínimos para dentro de casa e trabalhar mais de perto com essa harmonização. Uma ideia é usar móveis neutros na decoração, ou seja, peças que são mais simples e não chamam muita atenção. Dessa forma, você tem uma base neutra para colocar as estampas e cores que gosta e consegue deixar o ambiente menos visualmente poluído, mas ainda com a personalidade que você tanto curte.

Continua após a publicidade

3.Combine cores

Já que entramos no assunto cores, mesmo que você ame tons coloridos, agrupá-los juntos é uma maneira de deixar os ambientes mais minimalistas. Por exemplo, agrupar lençóis ou livros de mesma cor passa a impressão de um ambiente mais organizado e harmônico – fora que funciona muito bem em fotos no Instagram!

4.Tudo contra a parede

Ok, talvez você ainda não tenha pensado em se livrar de alguns móveis extras que tem em casa, mas já considerou mudá-los de lugar? Acomodar os móveis contra a parede dá a sensação de que o ambiente é maior e que você tem menos coisas acumuladas no cômodo.

https://www.instagram.com/p/Biqq9N0BvfD/?taken-by=vivyapp

5.Priorize a organização

Se a sua casa tem muitas áreas de organização abertas, como prateleiras ou cristaleiras, armários com portas de vidro, é importante tirar um tempo para pensar qual a melhor forma de organizar e priorizar o que você tem. Por mais que você ainda não passe para a parte de tirar da frente permanentemente o que você sabe que não tem utilidade real, pelo menos as suas coisas ficam mais organizadas e prontas para quando você decidir dar esse passo.  

Siga Casa.com.br no Instagram

Divulgação/CASA CLAUDIA
Continua após a publicidade

Publicidade