Continua após publicidade

Cozinha dos sonhos: veja as tendências para o cômodo

O espaço ganhou status de ponto focal dos projetos arquitetônicos e se firmou de vez como o lugar mais importante da casa

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 13h38 - Publicado em 24 out 2022, 19h00
Cozinha com piso de ladrilhos e marcenaria azul
Louças e objetos bonitos podem ser expostos com elegância. (Criare Campinas/Casa.com.br)
Continua após publicidade
Cozinha com piso de ladrilhos e marcenaria azul
Louças e objetos bonitos podem ser expostos com elegância. (Criare Campinas/Casa.com.br)

Desde que o mundo é mundo, o lugar onde se prepara a comida é centro da convivência entre humanos. Até hoje, em qualquer celebração, o lugar mais disputado é o que fica mais próximo da cozinha. Nos últimos anos, ela tem se tornado o ponto focal de muitos projetos arquitetônicos.

A resposta a essa tendência criou o chamado conceito aberto, que integra a cozinha com à áreas de convivência da casa, como a sala ou a copa.

Luma Adamo apartamento pequeno cozinha ilha
Projeto de Luma Adamo. (Ale Rodrigues/Casa.com.br)

“Quem prepara a comida também quer participar da interação social, não ficar isolado em outro ambiente enquanto as outras pessoas curtem. Aquela sensação claustrofóbica de um imóvel pequeno também desaparece quando adotamos o conceito aberto.

Essa forma de projetar os ambientes promove uma maior interação social e ainda dá sensação de amplitude. Depois do isolamento causado pela pandemia, as pessoas querem espaços mais confortáveis dentro de casa para receber amigos e parentes”, comenta a arquiteta e gestora de projetos da Criare Campinas, Rafaela Costa.

Terraços e varandas

Varanda gourmet com churrasqueira
(Henrique Ribeiro/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Rafaela explica que o mercado imobiliário como um todo se rendeu à ideia de ambientes integrados, sobretudo em apartamentos, que não possuem quintal, mas precisam atender a uma crescente demanda por espaços externos, como terraços e varandas.

ape-115m-home-office-integrado-a-cozinha-studio-ag-arquitetura-foto-Juliano Colodeti-varanda-mesa-gourmet
Projeto de Studio AG Arquitetura (Produção Visual: A+G arquitetura/Fotos: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br)

“Nos últimos anos, a maioria dos empreendimentos tem sido projetados pensando em áreas integradas e sociáveis, com varandas gourmet grandes e preparadas para pequenas reuniões de amigos. Os terraços servem como pequenos quintais aos moradores”, conta.

Funcional, mas também bonita

Cozinha com piso de ladrilhos e marcenaria azul
Portas no estilo provençal estão em alta. (Criare Campinas/Casa.com.br)

Nesse movimento, a decoração da cozinha ganhou destaque nos projetos e uma variedade de estilos e materiais garantem um design alinhado ao restante do imóvel.

Continua após a publicidade

“As famosas portas provençais, que foram muito utilizadas em épocas anteriores, voltaram com tudo e estão em alta novamente. Além do acabamento emoldurado em portas retas, existem também as portas com vidro, normalmente dispostas nos armários superiores das cozinhas e áreas gourmet, que dão um ar mais clássico e decorativo”, explica.

Customização

Cozinha com bancada e marcenaria
A dobradinha marcenaria + serralheira traz mais estilo para o espaço. (Criare Campinas/Casa.com.br)

A arquiteta conta que um projeto bem executado para a cozinha deve, necessariamente, levar em consideração a rotina dos moradores.

“Uma boa cozinha planejada é aquela que prevê todas as necessidades do usuário, posição e armazenamentos dos utensílios, alimentos, eletrodomésticos e qualquer outro acessório que seja essencial para o dia a dia.

Cozinha integrada com bancada e ilha
Projeto de Rafael Ramos Arquitetura. (Fotos: Luiza Schreier/Produção visual: Studio Jefferson Stunnes/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Tem clientes que gostam de embutir na marcenaria lixeiras, porta temperos, espaço para panos de prato e algumas opções de acessórios para deixar o ambiente mais prático e funcional, outros gostam de deixar os utensílios expostos também como decoração e isso exige outro tipo de criação. As alternativas são muitas e não há regras”, afirma.

Nada de mais do mesmo

Cozinha integrada
A dobradinha marcenaria + serralheira traz mais estilo para o espaço. (Criare Campinas/Casa.com.br)

Outros itens que costumam marcar presença nessas áreas sociais são espaços para vinhos e bebidas, como aparadores e cristaleiras. “Há inúmeras possibilidades para sair da “mesmice” na marcenaria: temos o lambri, a tela indiana e a composição da marcenaria com serralharia”, ensina.

Cozinha – Studio 92 Arquitetura -Foto – Mariana Orsi 24
Projeto de Studio 92 Arquitetura (Mariana Orsi/Casa.com.br)

As cores também são ótimas opções para quem quer criar um ambiente agradável, moderno e divertido. “Cores, revestimentos em laca com brilho e vidro são formas de deixar a cozinha mais moderna e com um design diferenciado”, diz.

Continua após a publicidade

Muito verde!

Cozinha com bancada e marcenaria preta
Plantas e iluminação dão vida ao ambiente. (Criare Campinas/Casa.com.br)

Lugar de planta é na cozinha também! Além de deixarem o ambiente mais bonito, elas podem ser funcionais! A arquiteta diz que as verdinhas mais indicadas para esse ambiente são as jiboias, filodendros, ficus, zamioculcas e suculentas.

“Para quem cozinha, uma ótima dica é incluir uma hortinha, que pode ser projetada em algum móvel, ou até mesmo embutida na pedra da bancada”, ensina Rafaela.

Renovação econômica

Cozinha com parede verde clara e padrão de linhas brancas.
(Naked Kitchens/My Domaine)

Se você quiser dar um up na decoração, mas não tem muito para investir, pode lançar mão das cores, da iluminação e deixar louças bonitas à mostra, sempre de forma organizada. “Essas louças podem vir nas cristaleiras, armários com portas de vidro ou nichos. Iluminações mais decorativas, como pendentes e leds, são boas opções para decorar com baixo custo”, diz.

Continua após a publicidade

Os armários podem ser pintados ou revestidos com adesivos vinílicos para renovar o ambiente. “Você não precisa morar em um ambiente sem graça. Dá para renovar o espaço com plantas e objetos decorativos que já temos em casa”, completa.

Publicidade