Como montar uma biblioteca em casa

Saiba como incluir essa área no seu projeto residencial

Por Redação Atualizado em 20 Maio 2022, 23h38 - Publicado em 23 Maio 2022, 19h00
Animação do filme A Bela e a Fera
Reprodução/Giphy

Para os amantes da literatura, que passam horas mergulhados em histórias, uma biblioteca ou cantinho da leitura em casa é uma ótima ideia. E, apesar da tecnologia, não são todos que estão dispostos a substituir a sensação de folhear um livro ou sentir o cheiro do papel.

Logo, a colocação de estantes ou prateleiras suspensas é o primeiro passo para manter a organização. Mas saiba que você não precisa de um cômodo exclusivamente dedicado para este fim. Um espaço dentro de um ambiente já existente, com os recursos certos, já é o suficiente.

A arquiteta Patrícia Penna, à frente do escritório Patrícia Penna Design de Interiores e Arquitetura, fala sobre as principais dicas sobre como montar uma biblioteca:

Como deve ser o ambiente para leitura?

Cantinho da leitura em casa
Jonathan Borba/Pexels

Alinhado com o estilo decorativo de cada projeto, é ideal que o décor do ambiente favoreça uma atmosfera de introspecção e concentração. Ou seja, quanto mais acolhedor, maior será o tempo do usuário nas atividades de leitura.

Para tanto, além das estantes, a profissional elenca também a importância de investir em uma poltrona confortável e posicionada, preferencialmente, próximo à entrada de luz natural. Não se esqueça de uma boa luminária para o período noturno.

Para um conforto extra, inclua um apoio para os pés e uma mesinha lateral para a disposição de bebidas.

Material para a estante

Estantes repletas de livros
Marta Dzedyshko/Pexels

A estrutura deve ser resistente e comportar o peso dos livros. Ela pode ser executada em inúmeros materiais: metal (aço, ferro, alumínio, etc), MDF, madeira, cimento ou até mesmo pedra (mármore, granito, entre outras), e é essencial avaliar o volume do que será disposto antes da definição, bem como o tipo de fixação. De um modo geral, as prateleiras em MDF ou madeira são as soluções mais comuns.

Continua após a publicidade

Nestes casos, a espessura do material não deve ser menor que 2 cm e, sobretudo, sua largura precisa ser proporcional à sua espessura para que não ceda com uso.

Com relação à profundidade, 35 cm é uma referência geral, que acomoda quase todos os tipos de livros com a lombada aparente. Estantes mais estreitas são ideais para a disposição dos livros de frente – mas tudo dependerá do volume a ser exposto.

Iluminação ideal

Biblioteca em casa
Ricardo Esquivel/Pexels

A iluminação focada é uma ótima opção. Entretanto, é bom reforçar que, a menos que a leitura seja feita em espaço onde não se deve incomodar outras pessoas, é essencial que também haja uma luz geral no ambiente – que pode ser difusa.

Cuidados essenciais

Sala com estante branca com livros e sofá roxo
Projeto de Couto Arquitetura Landhi/Reprodução

Os cuidados básicos englobam evitar poeira e umidade, pois afetam a saúde dos livros e revistas. A luminosidade e calor excessivo também são pontos importantes e que afetam a integridade das capas e páginas.

“Por conta da poeira, móveis fechados são bem-vindos. Por outro lado, podem acumular umidade. Qualquer solução funciona bem, desde que estejamos sempre atentos à manutenção das publicações, ou seja, aquela olhadinha frequente para conferir”, afirma Patrícia.

Como limpar a estante

Cantinho de leitura com cadeira de balanço
Reprodução/Pinterest

A combinação de papel e poeira atraem insetos como aranhas e traças. Para fugir desse cenário, promova uma criteriosa limpeza para controle destas pragas. Fique atento para que o trabalho não deixe o móvel com umidade excessiva. Exemplares mais raros, podem até demandar limpeza profissional.

Para a retirada dos insetos, a higienização periódica, que elimina o acúmulo de poeiras, e o uso de inseticidas específicos são bons aliados. Mas, cuidado com as publicações, pois produtos tóxicos tendem a ser abrasivos e podem danificá-los.

Continua após a publicidade

Publicidade